Comissão da UNIFAP entrega protetores faciais para Defesa Civil e Polícia Militar do Amapá

Ao todo, a equipe já entregou 460 protetores faciais para os órgãos de saúde pública e segurança do Estado.

A Comissão de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) da UNIFAP entregou hoje, 13 de maio, mais 20 protetores faciais para a unidade de saúde da Polícia Militar do Amapá. Nesta semana também foram entregues 30 unidades para a Diretoria de Operações da Polícia Militar e mais 25 unidades para os profissionais da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Amapá (CEDEC). Ao todo, a equipe composta por técnicos e docentes da Universidade Federal do Amapá já entregou 460 unidades aos órgãos de saúde e segurança pública que atuam no combate à pandemia da COVID-19.

Hoje foram entregues 20 protetores faciais para a unidade de saúde da Polícia Militar do Amapá. Foto: Divulgação/DCET

Novas Entregas – A Diretoria de Operações da Polícia Militar e a Defesa Civil do Estado do Amapá receberam nesta semana 55 unidades de proteção. Já foram entregues aos municípios do Estado: 20 unidades protetoras para Pedra Branca do Amapari, 20 para Serra do Navio, 20 para Mazagão e 7 para Laranjal do Jari, 50 para o Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), 10 para o Ponto de Atendimento Infantil (PAI), e 10 para o Hospital Maternidade Mãe Luzia. Ao todo, a Comissão já entregou 460 protetores faciais para os órgãos de saúde pública. A equipe tem mais de mil pedidos em andamento.

Defesa Civil e Polícia Militar receberam ao todo 75 protetores nesta semana. Foto: Divulgação/Defesa Civil

Prevenção

As entregas em Macapá dos Protetores Faciais são realizadas seguindo as normas de prevenção ao contágio pela COVID-19, como o distanciamento entre pessoas, uso de máscaras de tecido, luvas e higienização com álcool em gel a 70%. Para a entrega aos municípios distantes da capital, a vice-diretora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Profª. Cristina Baddini destaca: “Estaremos entregando as demandas e conseguimos organizar uma logística para apenas um correspondente dos municípios, vir buscar e distribuir os protetores faciais por lá”. A docente coordena as atividades de produção das EPI´s na UNIFAP.

Profissionais do município de Pedra Branca do Amapari receberam protetores faciais. Foto: Divulgação/DCET

Produção

A máscara do tipo Protetor Facial (face shield) funciona como uma segunda barreira de proteção para o profissional que a utiliza, cada protetor facial é produzido com impressão 3D e PVC transparente. As hastes são produzidas em três impressoras 3D, com produção semanal de cerca de 30 a 40 protetores, no bloco de Engenharia Civil da UNIFAP, com a colaboração de alunos voluntários dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Matemática. Os discentes são supervisionados pelos docentes, Prof. Me. Adenilson Oliveira, Prof. Me. Dennis Pureza e Prof. Me. Felipe Monteiro. A sala de produção dos equipamentos de proteção facial, é ampla e dividida em dois setores: de reparo de impressoras e o de montagem dos protetores.

Hastes flexiveis em impressão 3D Foto: Divulgação/DCET

O que são EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), são roupas, capacetes, máscaras e acessórios utilizados para proteger o corpo de ferimentos e acidentes que exponham o usuário a infecções, vírus e bactérias. Os equipamentos têm sido utilizados por profissionais de saúde e segurança, para proteção contra o contágio pelo vírus da COVID-19.

A equipe

A Comissão dos EPIs foi constituida pela  Portaria nº 0577-2020, com os integrantes: Robert Ronald Maguina Zamora, Cristina Maria Baddini Lucas, Felipe Monteiro, Regis Brito Nunes, Adenilson Oliveira, Dennis Quarema Pureza, Fernanda Regina Smith Neves Correa, Raphael Diego Comesanha e Silva, Geraldo Neves Maranhão, Helder Damasceno de Albuquerque, Francineide Pereira da Silva Pena, Dirley Cardoso Moreira, Achiles Eduardo Pontes Campos, Anderson Walter Costa da Silva, Ricardo Angelo Pereira de Lima e Katia Souza Rangel.

Professores Dennis Pureza, Felipe Monteiro e o voluntário Huddson Paz (discente de Matemática) fazem parte da equipe que produz protetores faciais. Foto: Divulgação/DCET
Colaboração de Texto: Iago Fonseca (Estagiário de Jornalismo/UNIFAP).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.