Andifes divulga ações das Universidades Federais no combate ao novo coronavírus

Andifes divulga ações das Universidades Federais no combate ao novo coronavírus

Compartilhe:

 

O estudo foi respondido por 46 instituições de ensino superior do país, entre elas, a Universidade Federal do Amapá.

Em entrevista coletiva, concedida na última segunda-feira, 11, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) apresentou as principais iniciativas promovidas por 46 universidades federais brasileiras no combate à pandemia do novo coronavírus. No levantamento, o presidente da Andifes, João Carlos Salles Pires da Silva, destacou dados como número de leitos disponibilizados, volume de álcool em gel distribuído, quantidade de equipamentos de proteção individual (EPI) produzidos, número de testes realizados e pesquisas científicas desenvolvidas. 

O estudo foi respondido por 46 instituições de ensino superior do país, entre elas, a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Quinze ações foram listadas pela UNIFAP para responder ao questionário. Entre elas: produção e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para profissionais das redes públicas do estado; comissão que atua nos reparos a alguns equipamentos hospitalares; produção de ventiladores pulmonares 3D; produção de álcool em gel; pesquisas relacionadas a COVID-19, entre outras.

Imagem: Divulgação/ANDIFES

De acordo com João Carlos Salles, o volume de ações é muito significativo, mesmo num contexto de muitos cortes orçamentários. “As universidades públicas, assim como o Sistema Único de Saúde (SUS), têm conseguido dar as respostas mais eficazes nesse momento. Claro, atuam dentro dos limites e condições que possuem. Sofremos com defasagem orçamentária que, se não houvesse, possibilitaria respostas mais robustas”, informou durante a coletiva. 

Volta às aulas

Ainda na coletiva, o presidente da Andifes foi indagado sobre as perspectivas de retorno às atividades acadêmicas. Salles esclareceu que o ano civil não coincide com o calendário escolar e a volta às aulas vai depender do comportamento da epidemia.  Ele adiantou que a Associação constituiu um grupo de trabalho para identificar quais medidas serão necessárias para um retorno seguro.

“Voltar significa assumir responsabilidades, ter planos precisos. Não se volta de qualquer maneira. Nossos espaços presenciais talvez não estejam preparados para oferecer as condições de higienização necessárias para uma situação como esta. Temos que pensar um planejamento para garantir que o retorno não signifique afrouxar as medidas sanitárias devidas e favorecer uma nova onda da disseminação do novo coronavírus. Mas cada universidade é autônoma para decidir essa questão”, afirmou.

Atividades remotas

Este mês será promovido um evento para debater  ações remotas e tecnologias de informação que possam funcionar como ferramentas de apoio ao ensino durante a pandemia. “Estas ações precisam superar desigualdades e não aprofundá-las, por isso é preciso ter calma para oferecer condições digitais para a população, uma vez que o acesso as essas tecnologias são desigual fora das universidades. Não podemos agir no improviso e não estamos de férias. Estamos trabalhando para oferecer alternativas inclusivas e de qualidade”, disse ele.

Dados da UNIFAP

A Universidade Federal do Amapá trabalha no combate ao novo coronavírus desde março, quando as atividades acadêmicas e administrativas foram suspensas. Os números das ações empreendidas pela UNIFAP fazem parte do quantitativo divulgado pela Andifes.

Leitos no H.U

São 82 leitos, sendo 30 de UTI´s.

Pesquisa 

Epidemiologia dos casos de COVID – 19. A pesquisa define o perfil de transmissão do Coronavírus nos primeiros 108 casos suspeitos em Macapá. Observando os fatores mais regulares de contágio da Sars-Cov-2 (vírus causador da COVID-19), docentes e discentes pesquisadores do Curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) elaboraram um artigo que define o perfil epidemiológico e o determinante social da COVID-19 em Macapá. 

O estudo intitulado “Perfil epidemiológico e determinante social do COVID-19 em Macapá, Amapá, Amazônia” é resultado da parceria com o Instituto Federal do Amapá (IFAP), a Secretaria Municipal de Saúde de Macapá (SEMSA), a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada (CEPA) e a Universidade Estadual de Michigan (MSU). Co-autores: Prof. Anderson Walter Silva, Profa. Maria Helena Araújo, Prof. Dr. Cláudio Gellis, Profa. Dra. Amanda Alves Fecury, Prof. Reza Nassiri, e os discentes Giovana Carvalho Alves, Rodolfo Antonio Corona e Arthur Arantes Da Cunha.

Produção de álcool gel

Produção local de álcool em gel para as unidades de saúde e transporte urbano Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) em parceria com a Universidade Estadual do Amapá (UEAP) e o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA).

A meta é que cada laboratório produza 500 litros de álcool em gel por dia, numa escala de 12 horas, totalizando 1.500 litros diários. A composição produzida é indicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e serve tanto para higiene pessoal quanto para de objetos de uso diário como celulares e computadores. O laboratório de Ciências Farmacêuticas será utilizado para a produção do álcool em gel, também serão utilizados os laboratórios do IEPA e do curso de Engenharia Química da UEAP.

EPIs

A Reitoria da Universidade Federal do Amapá por meio da Portaria nº 0577/2020, formalizou a criação da comissão técnico-científica e tecnológica na UNIFAP, para desenvolver e promover iniciativas de combate do novo coronavírus de forma integrada entre os colegiados, departamentos e outras instituições. A Comissão, composta por docentes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Engenharia civil, Engenharia Elétrica e Geografia, poderá produzir EPI´s (Equipamentos de proteção individual), como ‘Protetores Faciais’ com impressão 3D para os profissionais de saúde e segurança.

Campanhas educativas 

Três campanhas:

Campanha da UNIFAP – Prevenção ao Coronavírus. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a UNIFAP promove campanha de prevenção ao coronavírus (Covid-19). São peças produzidas pela equipe da Assessoria Especial da Reitoria (ASSESP) – Escritório Modelo “UNIFAP Notícias”.

Cartilha – UNIFAP no combate ao coronavírus . Cartilha sobre o coronavírus; formas de prevenção; como manter alimentação e mente saudável; recomendação de estudo e orientação para atendimento psicológico para servidores e alunos.

COVID-19 | Dicas para garantir sua segurança alimentar. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a Assessoria Especial da Reitoria (ASSESP) separou algumas dicas de cuidados básicos que se deve ter na hora de manipular os alimentos para o seu consumo. As dicas são extraídas do “Guia prático de como manusear e utilizar os alimentos”. Foram criadas peças explicando os cuidados simples para reduzir os riscos de doenças e garantir a segurança alimentar.

Todas as campanhas foram divulgadas em nossas Redes Oficiais da UNIFAP

Facebook – www.facebook.com/unifapoficial/
Twitter – twitter.com/unifapoficial/ 
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/
Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

Ações de solidariedade

Medicina-UNIFAP – Contra COVID-19. Diante do contexto da atual pandêmica, discentes do 6º ano do curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) oferecem atendimento online à comunidade. A iniciativa, supervisionada por professores do colegiado, é uma forma de colaborar no enfrentamento à COVID-19. Ao todo, 40 alunos e 8 professores participam do projeto de atendimento à comunidade.

O atendimento online oferta a população orientações quanto à prevenção e esclarece as principais dúvidas sobre o novo vírus. Durante o atendimento, o paciente passa por uma espécie de entrevista, onde é feito uma triagem para saber se há necessidade de procurar o serviço de saúde e quais locais de atendimento são indicados. Todo o processo é realizado com a supervisão de docentes.

Projeto: “Fisio em Casa”. O objetivo é incentivar o cuidado com a saúde física durante o período de isolamento social, por meio de vídeos educativos com exercícios terapêuticos e orientações posturais e ergonômicas. Os vídeos são produzidos por estudantes do Curso de Fisioterapia e disponibilizados nas redes sociais. O projeto irá disponibilizar três vídeos por semana, com conteúdos sobre exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, ginástica laboral, dicas ergonômicas para o trabalho remoto e orientações de postura para as atividades diárias.

Parcerias

A Universidade está, no momento, com  três parcerias ativas; duas com o governo estadual e uma com o município de Macapá. Com a PMM desenvolve uma Pesquisa Epidemiologia dos casos de COVID – 19. No estado as parcerias são no sentido de produção de álcool em gel e reparos em equipamentos hospitalares.

Plano de Contingência COVID-19

O Plano da UNIFAP tem o objetivo de descrever as medidas adotadas para garantir o funcionamento de procedimentos, serviços e processos importantes para a instituição e, o enfrentamento da crise, em diálogo o Grupo de Trabalho, com as Pró-reitorias e Direção dos Campi. O documento oferece diretrizes à comunidade da UNIFAP, formada por seu corpo docente, discente e técnico-administrativo, incluindo os extraquadros, estendendo-se os seus efeitos, no que couber, aos colaboradores de contratos terceirizados.

Confira a Cartilha “Ações da UNIFAP no combate ao Coronavírus”


Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu