Inscrições prorrogadas para o prêmio Prof. Samuel Benchimol

As propostas podem ser apresentadas por pessoas de todas as ocupações e de qualquer parte do Brasil e do exterior, desde que estejam diretamente relacionadas formalmente com o desenvolvimento da Região Amazônica.

As inscrições para envio de propostas foram prorrogadas até o próximo dia 30 de setembro e podem ser feitas de forma online através do link: http://amazonia.ibict.br/.  O julgamento das propostas ocorrerá dia 26/11/2021.

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) tem como representante na comissão avaliadora da premiação Lailson Lemos, docente do curso de Licenciatura em Educação do campo (Campus Mazagão).

O prêmio Professor Samuel Benchimol pretende reconhecer iniciativas e trajetórias pioneiras à compreensão da Amazônia e desvendar novos caminhos em prol do desenvolvimento sustentável da região. A premiação será dividida em Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica e Personalidades dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica.

Para a edição 2020/2021, a categoria “Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica” terá uma premiação temática, denominada “Iniciativas para mitigação dos efeitos do Covid-19 na Amazônia”. Já o Prêmio do Banco da Amazônia pretende revelar o potencial de transformação da Região Amazônica através de conceitos e práticas de Economia Criativa, Economia Verde ou Agroecologia e Produção Orgânica. Haverá também uma premiação honorífica que busca o reconhecimento de Empresas (Empresa na Amazônia) e de Microempreendedores de Sucesso na Amazônia (Prêmio Florescer).

Público-alvo

Pessoas vinculadas a comunidade empresarial; instituições de representação sindical ou profissional; instituições universitárias ou de pesquisa sediadas no País ou no exterior; instituições públicas ou privadas com atuação no desenvolvimento regional da Amazônia; instituições que tenham o objetivo de promover o desenvolvimento regional, nacional ou internacional; empresas públicas ou privadas com investimento na Região Amazônica; e autônomos com atividades referentes à Região Amazônica.

Categorias:

– Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica;

– Personalidades dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica;

– Iniciativas para mitigação dos efeitos do COVID-19 na Amazônia;

– Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL);

– Empresas na Amazônia.

Os prêmios são realizados anualmente nas Federações das Indústrias da Região Norte de forma itinerante. Esta rotatividade é apoiada pelo Ação Pró-Amazônia, entidade sem fins lucrativos formada pelas Federações das Indústrias dos Estados da Amazônia Legal, com sede em Brasília. A entidade foi formada inicialmente pelas Federações das Indústrias dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia e Roraima.

Com informações: Prêmios da Amazônia
Colaboração de Texto: Lana Dantas (Estagiária de Jornalismo – ASSESP/UNIFAP)

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido