Com junho vermelho, UNIFAP reforça campanha de doação de sangue

Com junho vermelho, UNIFAP reforça campanha de doação de sangue

Compartilhe:

 

A doação de sangue pode salvar até 4 vidas 

O mês de junho geralmente é associado a festa junina, comidas típicas e festejos, mas é também o mês da campanha junho vermelho. Você sabe o que é? A campanha junho vermelho é um momento para chamar a atenção e conscientizar a doação frequente de sangue.  Com a pandemia do coronavírus, houve uma queda ainda maior no número de doadores de sangue e, por esse motivo, a UNIFAP veio pedir sua ajuda para incentivar você neste ato de solidariedade ao próximo, afinal, a doação de sangue pode salvar vidas.

Quem pode doar sangue?

  • Pessoas entre 16 e 69 anos;
  • Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos;
  • Pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde;
  • O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum;
  • No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

Atenção: em relação à Covid-19, são considerados doadores inaptos para a doação de sangue por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou se tiverem tido contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19.

Um dado importante

No dia 08 de maio de 2020 o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou restrições à doação de sangue por homens gays. A maioria dos ministros decidiu que normas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que limitam a doação de sangue por homens gays são inconstitucionais.

 

 

Você sabia?

  • Uma doação pode salvar até quatro vidas;
  • No Brasil as mulheres representam menos de 40% dos doadores de sangue;
  • Não existe nenhuma relação entre ganhar ou perder peso com a doação de sangue;
  • Não há nenhum substituto para o sangue!

Tome nota

Agora que você já sabe da importância da doação de sangue, vá ao hemocentro mais próximo. OHemoap continuará recebendo normalmente voluntários sem agendamento, no horário de 07h30 às 11h, mas caso prefiro agendamento entre em contato através de ligação ou WhatsApp  (96) 98811-0200. Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira entre os horários de 8h e 10h30.

Não deixe que o coronavírus quebre essa corrente do bem. Mas atenção: se estiver com sintomas de gripe, fique em casa!

Fonte: Ministério da Saúde

 

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu