‘Escritórios Modelos’ da UNIFAP continuam em atividades Home Office

‘Escritórios Modelos’ da UNIFAP continuam em atividades Home Office

Compartilhe:

 

Os projetos se adequaram ao contexto da pandemia de acordo com suas características de produção.  

As atividades remotas dos Projetos de Extensão Universitária ‘Escritórios Modelos’ continuam. Desde a determinação de suspensão das atividades presenciais, prevista na  Resolução n. 7/2020-CONSUad referendum os coordenadores e bolsistas concordaram manter as produções em home office.

Os projetos têm o objetivo de incentivar a prática profissional dos estudantes a fim de melhorar a sua formação. Com a pandemia do novo coronavírus, eles precisaram se reinventar e adotaram seguir as produções em atividades remotas. As iniciativas são apoiadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC/UNIFAP), por meio do Edital nº 11/2019 de seleção de Escritórios Modelos.

Conheça agora alguns dos projetos de extensão em home office:

AGCOM

Agência de Comunicação (AGCom) da UNIFAP tem o objetivo de preparar os alunos do curso de jornalismo  para o mercado de trabalho, e assim colocam em práticas os conhecimentos adquiridos em sala, transformando a AGCom uma Agência-Escola.

Nas atividades presenciais os bolsistas são responsáveis pela produção diária de matérias de cunho jornalístico e crítico, com objetivo de promover o diálogo sobre a sociedade e do papel do jornalismo.

A coordenadora do projeto Profa. Dra. Lylian Rodrigues explica sobre a produção em home office: “os bolsistas estão produzindo pautas relacionadas ao Covid-19 e outras temáticas da cidade e sociedade. Ainda, monitoram as redes sociais e planejam com produção de cards e questionário o impulsionamento da nossa página.”

Os bolsistas realizam atividades com prazos semanais e em escala, na elaboração de artigo e matérias jornalísticas.

As produção são divulgadas no site do projeto, agcomunifap.wixsite.com/jornalismoagcom e também nas redes sociais em @jornalismoagcom.

Agência de Notícias ‘Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas’

Projeto com coordenação do Prof. Dr. Antônio Sardinha tem a proposta de produzir informações jornalísticas especializadas na área de Direitos Humanos e Políticas Públicas, com o objetivo de atuar na divulgação científica e na socialização de informações de interesse público.

A agência reúne ações de pesquisas desenvolvidas no curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas e também pelo grupo de pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e  Políticas Públicas – CNPq/UNIFAP.

Com a suspensão das atividades acadêmicas, o projeto mantém as atividades com orientações a distância e assim os bolsistas possuem o compromisso semanal com a produção de matérias, vídeos e áudio. As produções estão disponíveis no site http://observatoriodh.com.br/.

 Clínica de Direitos humanos

A Clínica de Direitos Humanos, com coordenação da Profa. Linara Oeiras Assunção é um projeto de extensão com caráter transdisciplinar voltado à consolidação e promoção dos Direitos Humanos. O objetivo do projeto é produzir impactos e transformações sociais.

Somam na iniciativa, 4 bolsistas protagonistas na promoção de atividades de extensão de natureza teórico-prática, onde desenvolvem atividades voltadas para uma atuação jurídica proativa, crítica, reflexiva e criativa.

Seguindo as recomendações de atividades remotas, os bolsistas estão pesquisando a respeito dos modelos de clínicas desenvolvidos no Brasil para que no retorno das atividades presenciais possam prestar e manter atendimento de qualidade à comunidade.

Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo

As coordenações dos Projetos de Extensão:  Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo – ATAU, e Assistência Técnica às Cooperativas Extrativistas do Amapá – ATCE, ambos vinculados ao Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, também estão em atividades remotas.

O ATAU desenvolve a ação comunitária ‘Lavatório nas Pontes’ na área de resseca do bairro Congós, com atividades desde setembro de 2019, está na fase de especificação técnica de materiais e elaboração de orçamentos da Etapa 2 e 3 do projeto de reforma do CASP/casa de Dona Carmem, o que permite o trabalho remoto.

Quanto ao ATCE iniciou suas atividades no final de janeiro de2020 com levantamentos de campo em algumas sedes de cooperativas e está na fase de execução em CAD dos dados obtidos e elaboração de propostas arquitetônicas a serem apresentadas, o que permite, após consulta à equipe envolvida, o trabalho remoto, o qual já está em execução.

Colaboração de texto: Letícia Amorim (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu