Chamada de projetos para combate ao Coronavírus encerra sábado, com fundo de 500 mil euros

Instituições de Ensino Superior ou estruturas de pesquisa membros da AUF podem submeter projetos.

Os interessados em enviar propostas de projetos de inovação voltados para o combate ao Coronavírus,  patrocinada pela Agência Universitária da Francofonia (AUF), tem até domingo, 3 de maio, à meia-noite (horário de Paris e 19h do sábado, 2 de maio – horário de Brasília).  A chamada tem o objetivo de apoiar algumas das inúmeras iniciativas ligadas à pandemia da COVID-19, desenvolvidas nos espaços acadêmicos. Frente à urgência e às imensuráveis necessidades, a AUF está dedicando um fundo excepcional de 500.000 euros a esta chamada (mais de R$ 3.000.000,00 milhões de reais).

De acordo com Pró-reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais (PROCRI) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), o EDITAL  privilegia o investimento nas comunidades estudantis na luta contra à COVID-19. No entanto, o coordenador do projeto deverá, obrigatoriamente, ser professor ou pesquisador docente da UNIFAP, que é uma das instituições membro da AUF.  O edital financiará, principalmente, pequenos projetos a serem concluídos rapidamente. Mas também pode, excepcionalmente, apoiar projetos de vocação internacional.

“Está é uma oportunidade que a AUF oferece às instituições de ensino superior com as quais tem parcerias. Temos a possibilidade de mostrar os conhecimentos produzidos e dar a nossa contribuição nesse difícil momento pelo qual o mundo atravessa por conta do novo coronavírus. A PROCRI está a disposição para esclarecimentos e orientações aos interessados em participar”, informou o pró-reitor, Sílvio Sousa.

Acesse o EDITAL e participe!

Avaliação

As propostas serão avaliadas por comitês de experts internacionais, reunidos pela direção regional da AUF onde o projeto será desenvolvido.

A AUF seguirá os seguintes critérios:

• Utilidade, inovação e rapidez da implementação do projeto;
  • Projeto desenvolvido de forma colaborativa entre universidades e sociedade civil;
  • Projeto realizado em prazo muito curto (máximo de 3 meses);
  • Impacto tecnológico, econômico ou social passível de avaliação em um prazo muito curto (seis meses no máximo);
  • Protótipo de acordo com os regulamentos nacionais (testado, aprovado, homologado, em andamento etc.);
  • Projeto que promova soluções abertas (código-fonte aberto, material aberto, resultados entregues com licença aberta etc.);
  • Projeto reproduzível para outras áreas, com ou sem ajustes;
  • Especial atenção aos projetos liderados por mulheres.

Os projetos a serem submetidos serão divididos em 2 categorias orçamentárias:

• Projetos categoria A (projeto com impacto tecnológico, econômico e/ou social com
efeito imediato):
– A1- projetos de menos de 10.000 euros;
– A2- projetos entre 10 e 20.000 euros.
• Projetos categoria B (projeto excepcional de alto impacto ou particularmente
inovador, com dimensão inter-regional ou internacional):
– B- projetos até 50.000 euros.

Calendário

Prazo para envio de propostas por FORMULÁRIO ONLINE, até o domingo, 3 de maio de 2020, meia-noite (horário de Paris) e 19h do sábado, 2 de maio – horário de Brasília. A data de publicação dos resultados: sexta-feira, 15 de maio de 2020; e a duração do projeto (excluindo avaliação) será de 1 de junho de 2020 a 31 de agosto de 2020 (com a possibilidade de prorrogação de 1 ou 2 meses, se necessário, dependendo da evolução da situação sanitária).

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP.