Processo seletivo do Mestrado em Educação recebe mais de 600 inscrições

Mais de 600 pessoas se inscreveram no primeiro processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Amapá (Unifap), um dos três novos mestrados da Instituição aprovados este ano pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A prova ocorreu no dia 8 de março de 2017, no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP), com a presença de cerca de 600 candidatos.

O resultado provisório foi divulgado ontem (21) e pode ser conferido aqui.

O Mestrado em Educação ofertará 21 vagas e possui uma área de concentração designada “Educação, Políticas e Culturas”, distribuída em duas linhas de pesquisa: “Educação, Culturas e Diversidades” e “Políticas Educacionais”.

O quadro docente será formado por 14 professores, doutores em Educação, com experiência acumulada em pesquisa e pós-graduação.

A coordenadora do mestrado, profª.

Drª.

Eugénia Foster, destaca que o mestrado oferecerá aos alunos um nível de aprofundamento teórico maior nas questões educacionais que afetam a sociedade, contribuindo no desenvolvimento da educação e do próprio estado.

“Um dos objetivos do mestrado é formar docentes-pesquisadores (.

.

) que terão a incumbência de realizar estudos e pesquisas sobre as problemáticas da sociedade amapaense, procurando incentivar o desenvolvimento de políticas públicas e, ao mesmo tempo, contribuir para a construção de um olhar crítico e mais participativo sobre a sua realidade.

Tudo isso converge para um aprimoramento do olhar desse profissional e, consequentemente, apura sua capacidade de intervenção “, aponta.

Demanda Reprimida ̶ Segundo a coordenadora do mestrado, o elevado número de candidatos já era esperado.

“A grande procura já era aguardada, tendo em vista uma demanda reprimida na sociedade amapaense.

Não podemos esquecer que a Unifap historicamente foi uma instituição voltada para as licenciaturas e que é bem recente a ampliação dos cursos de bacharelado.

Por outro lado, a Universidade foi durante muito tempo a única instituição de nível superior no estado do Amapá.

Com a criação da Ueap [Universidade do Estado do Amapá] e com a ampliação do universo de faculdades particulares, todos lançam a cada ano no mercado um número considerável de profissionais que almejam alçar outros voos e aprimorar sua formação”, afirma Eugénia Foster.

A Unifap oferece 16 licenciaturas, somando um total de 1.

040 vagas ofertadas anualmente.

De acordo com a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), no processo seletivo deste ano os cursos de Pedagogia e Letras do campus Marco Zero do Equador tiveram uma concorrência acima da média nacional, com 35 candidatos por vaga para Pedagogia e 26 pessoas concorrendo a uma vaga em Letras.

PPGEdO Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) – Mestrado tem como objetivo formar mestres em Educação capazes de atuar no magistério e em pesquisas cujo foco central seja a educação, pautando sua prática profissional na valorização da educação pública, gratuita, laica, democrática e inclusiva.

As duas linhas de pesquisa do PPGEd ̶ “Educação, Culturas e Diversidades” e “Políticas Educacionais” ̶ foram escolhidas levando em consideração os projetos em desenvolvimento na Unifap e nas instituições parceiras, como a Ueap e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

“São linhas que dialogam sobre temas correlatos e que visam abranger problemáticas candentes da sociedade amapaense.

Todavia, sabemos que ainda são linhas que atendem parcialmente a essa demanda, em termos de problemáticas, e que o caminho natural é a sua ampliação.

Penso que, em um futuro próximo, poderemos envolver outros pesquisadores que se debruçam sobre temas que também convergem para a compreensão da realidade amazônica e amapaense em particular”, avalia Eugénia Foster.

Acompanhe todas as etapas do processo seletivo do Mestrado em Educação no site da Unifap.