Cerimônia no Conselho Superior marca posse dos novos diretores e vice-diretores de departamentos acadêmicos

Gestores estarão à frente dos departamentos pelos próximos dois anos.

Cinco diretores e vice-diretores dos departamentos acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) tomaram posse nesta quarta-feira, 6 de dezembro. A cerimônia ocorreu no auditório do Conselho Superior (Consu) da Instituição, no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

A mesa de cerimônia foi composta pela vice-reitora da Unifap, Profa. Dra. Ana Cristina Maués; pelo pró-reitor de Extensão e Ações Comunitárias, Prof. Dr. Robert Zamora; pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Isan Oliveira Junior; pelo pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Christiano Ricardo dos Santos; e pelo pró-reitor de Administração, Seloniel Barroso.

Em seu discurso, a vice-reitora ressaltou que, para garantir que haja justiça social na Amazônia, é preciso pensar em políticas que, além de garantirem distribuição de renda e igualdade, é preciso pensar em reconhecimentos das identidades que formam a cultura e o povo amazônida.

“(…) Nosso povo é composto de quilombolas, indígenas, ribeirinhos, assentados, extrativistas… Esse é o povo que representa a Amazônia e ele precisa estar também representado aqui na Universidade. A gente precisa pensar em políticas de classe, políticas de distribuição de renda e permanência desse povo, mas também em políticas de identidades, ou seja, políticas de reconhecimentos identitários dentro da Unifap. Isso significa existir no mundo do trabalho, no mundo da ciência, existir no mundo da academia (…), observou a Profa. Dra. Ana Cristina Maués.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Isan Oliveira Junior, deu as boas-vindas aos gestores e afirmou que a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) soma-se aos novos dirigentes para enfrentar os desafios que surgirem em cada departamento acadêmico.

Na oportunidade, o pró-reitor de Administração, Seloniel Barroso, solicitou que os novos gestores marquem reuniões com a Pró-reitoria de Administração (Proad) para alinhar as ações e demandas de cada departamento acadêmico com a pró-reitoria.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Christiano Ricardo dos Santos, enfatizou o apoio que será dado pela gestão da Unifap aos diretores e vice-diretores empossados e ressaltou que a eleição para direção departamental foi um momento de exaltação à democracia.

Com experiência anterior na direção departamental, o pró-reitor de Extensão e Ações Comunitárias, Prof. Dr. Robert Zamora, parabenizou os gestores eleitos e desejou uma boa administração a todos.

Durante a cerimônia, os ex-diretores e vice-diretores dos departamentos acadêmicos receberam da vice-reitora portarias de elogios pelos serviços prestados à frente da gestão dos setores. A Profa. Dra. Ana Cristina Maués também realizou a leitura do termo de posse.

Ao receber a portaria de posse, a Profa. Dra. Cristina Baddini, que foi reconduzida ao cargo de diretora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (Dcet), apontou algumas ações que estão previstas para serem executadas nos próximos dois anos de gestão, como a ampliação do curso de pré-cálculo para um semestre, para atender os discentes dos cursos vinculados ao departamento, a criação de e-mail institucional para os acadêmicos, entre outros. “A ideia nossa é que a gente trabalhe juntos, que a gente ajude a construir essa universidade pública e que a gente seja uma referência”, afirmou.

A técnica em assuntos educacionais, Sandra Mota, assumirá novamente a gestão do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde (DCBS). Em seu discurso, ela agradeceu a votação expressiva que a chapa teve e que a gestão somará esforços para a condução das demandas e desafios. “Gostaríamos de estar mais próximas, nesse segundo ciclo, dos nossos diretores, fazermos reuniões bimestrais, trocar essa força para que, juntos, a gente melhore toda a nossa comunidade”, aditou.

Confira os diretores e vice-diretores dos departamentos acadêmicos:

A eleição ocorreu no dia 4 de outubro e contou com a participação de 1.791 votantes, sendo 348 docentes, 86 técnicos administrativos e 1.357 acadêmicos vinculados diretamente a cada departamento acadêmico. Ao todo, dez chapas concorreram, com chapa única concorrendo nos departamentos de Letras e Artes e de Meio Ambiente e Desenvolvimento e duas chapas nos demais departamentos acadêmicos

Os diretores e vice-diretores estarão à frente dos departamentos acadêmicos pelos próximos dois anos, com exceção do Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento, com mandato de 18 meses para os novos dirigentes. Os departamentos acadêmicos contribuem com o gerenciamento e acompanhamento dos cursos.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: