Feira de Orientação Vocacional apresentou 28 cursos de graduação da Unifap e Ueap

Cerca de 350 estudantes puderam tirar dúvidas sobre qual profissão seguir.

Auxiliar jovens na escolha da profissão e tirar dúvidas sobre os cursos do ensino superior. Este foi o objetivo da Feira de Orientação Vocacional (FOV), evento realizado na última quarta-feira, 23, pelo projeto de extensão UniEnem, da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Cerca de 350 pessoas comparecem no complexo de laboratórios do curso de Engenharia Civil, localizado no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP), para conhecer as graduações e a estrutura ofertada na Universidade.

Segundo o coordenador do projeto, Prof. Dr. Kelton Belém, a ideia da feira surgiu a partir das observações realizadas nas turmas de graduação da Unifap, em relação à alta quantidade de evasão. O docente verificou que um dos principais motivos era a falta de clareza por parte dos alunos na hora de escolher a graduação e, por conta dessas dúvidas, acabavam abandonando o curso.

“A proposta é orientar os alunos do ensino médio a conhecerem melhor os cursos, as áreas de atuação, para quando for ingressar na Universidade não se tenha nenhuma dúvida em relação ao curso que vai escolher. Aqui eles conhecem a área de atuação, média salarial, visitas a laboratórios, noção da nota mínima no Enem para conseguir ingressar na graduação pretendida, justamente para tirar todas as dúvidas do aluno para não ter problema na escolha do curso”, afirma Kelton.

A estudante do terceiro ano do ensino médio, Lavínia Salomão, aproveitou a feira para tirar dúvidas sobre os cursos de Relações Internacionais, Direito e Ciências Sociais. “Eu gostei bastante [do evento], é bem construtivo e agrega muito para as pessoas que ainda estão em dúvida ou que tem dúvida no mercado de trabalho para escolher seu curso. Tirei bastante dúvidas sobre a grade curricular, as notas de corte [do Sisu], o mercado de trabalho e foi muito bom”, avaliou.

Ao todo, foram 31 estandes, 108 expositores, sendo 102 acadêmicos e seis docentes da Unifap. Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Sociais, Sociologia, Direito, Educação Física, Fisioterapia, Educação do Campo, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, História, Jornalismo, Letras Português/Francês, Matemática, Medicina, Pedagogia, Química, Teatro, Tecnólogo em Secretariado Executivo e Engenharia Química (da Universidade do Estado do Amapá) foram os cursos de graduação apresentados ao público da feira.

Alerrandro Barbosa, estudante do primeiro ano do ensino médio, soube da feira a partir do convite feito pelo UniEnem às escolas de Macapá. “Estou em dúvida entre Fisioterapia e Direito, achei o estande de Fisioterapia legal, abrange muitas áreas. O estande de Engenharia Química me interessou aqui, não é o que eu quero fazer, mas achei legal a apresentação, as demonstrações…”, observou.

O evento surgiu em 2017, com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). De acordo com o prof. Kelton Belém, a proposta para 2023 é integrar as instituições públicas de ensino superior do estado para participarem de forma colaborativa institucionalmente. O evento tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em alusão à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

*Fotos: Assessoria Especial da Reitoria (Assesp/Unifap)

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada.