Obra dos prédios do DFCH será iniciada

Serão 5 prédios modernos para atender a todos os cursos do Departamento.

Na manhã desta sexta-feira, (01), no salão do Conselho Universitário da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) ocorreu a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção dos novos prédios do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH). A obra – orçada em R$ 34 milhões – será viabilizada através da bancada federal parlamentar do Amapá com recursos que ja estão na conta da Universidade. A construção envolve cinco blocos de prédios de dois pavimentos com área total de aproximadamente 13 mil m², contemplando salas de aula, laboratórios, e toda parte administrativa do Departamento acadêmico.

Maquete virtual do projeto arquitetônico dos novos prédios do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (Fonte: Prefeitura/UNIFAP)

O reitor da UNIFAP, Prof. Dr. Júlio Sá de Oliveira, comenta sobre a emoção de ver a universidade avançando e a conquista dos recursos financeiros para a realização da obra. “Um momento de muita emoção, em ter que atender a essa demanda de mais de 30 anos da Universidade Federal do Amapá que é a reorganização da infraestrutura pedagógica e administrativa do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, um Departamento tradicional, com cursos tradicionais, os mais antigos que temos e responsáveis por formar centenas dos profissionais que atuam e contribuem com o estado, tais como Direito, História, Geografia, Ciências Sociais, Administração, Secretariado Executivo, Relações Internacionais. Então eu estou muito feliz mesmo, me sinto realizado como gestor por esse alcance importante de recursos captados via emenda parlamentar. Aliás, a bancada federal do Amapá tem sido fundamental no crescimento e na qualidade do que ofertamos à sociedade na UNIFAP, uma bancada que tem demonstrado acreditar na UNIFAP e no seu valor estratégico para o desenvolvimento local, mas também uma bancada séria, que não depositaria seus recursos se não soubesse do zelo e do compromisso dos gestores universitários com o dinheiro público. Fica então meus cumprimentos as nobres deputados e senadores do Amapá, os quais serão todos convidados para a inauguração dos nossos novos prédios, pois sonhos não se realizam sozinhos”. Finaliza.

Para o pró-reitor de Graduação, Prof. Dr. Almiro Abreu, a obra “será importante para dar todo o suporte necessário para que a comunidade do DFCH possa desenvolver suas atividades de ensino, pesquisa e extensão com conforto e eficiência. Hoje se inicia o processo cujo resultado será, sem dúvida, a melhoria dos indicadores de qualidade dos cursos de Graduação, cursos que já são bem avaliados recentemente pelo MEC, mas que ficarão ainda melhores, inevitavelmente”.

O docente Dr. Cláudio Márcio, coordenador do curso de Administração, comenta que o colegiado participou desde o início da concepção dos blocos a serem erguidos e que a estrutura prevista apresenta muitas características necessárias ao ensino da Administração. “Nosso curso tem quase 8 anos e nós ainda não temos uma estrutura física adequada para nossas atividades, então esses blocos vem num momento muito importante em que estamos participando de várias ações no estado, entre as quais o planejamento estratégico da Polícia Militar e do PRODAP, a prestação de serviços e atividades de empreendedorismo junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública, e outros. Trata-se de uma obra fundamental para podermos executar nossas atividades de ensino com conforto, além das atividades de pesquisa e de extensão, possibilitando maior alcance da nossa contribuição social ao Amapá”, pontua o coordenador.

Erison Farias responsável pela EFA Construções conta detalhes do processo inicial da obra, “Essa obra é muito importante para nós que estamos aqui desde o início de 2020, ganhamos o processo licitatorio com muita dificuldade por conta da pandemia, uma série de situações que conseguimos vencer, inclusive nós criamos um afeto por esta obra, a qual pretendemos entregar com todo o esmero e capricho que o Campus universitário merece”, ressalta Erison.

A ocasião contou com a participação do magnifico reitor da UNIFAP, Prof. Dr. Júlio Sá de Oliveira, da vice-reitora, Profa. Dra. Simone Delphim Leal, do prefeito da UNIFAP, Arq. Raimundo Brazão, do pró-reitor de Graduação, Prof. Dr. Almiro Abreu, de docentes e coordenadores de Cursos do DFCH, dos deputados Federais Marcivânia Flexa e Pedro Da Lua, e do responsável pela construtora EFA Construções, Erison Farias, além de assessores dos demais parlamentares que justificaram suas ausências em meio a outros compromissos existentes.

Departamento de Filosofia e Ciências Humanas – DFCH

O Departamento acadêmico é responsável pela gestão didático-pedagógica dos seguintes cursos de Graduação: Administração, Direito, Ciências Sociais, História (Bacharelado/Licenciatura), Geografia (Bacharelado/Licenciatura), Relações Internacionais, Tecnologia em Secretariado; e Pós-graduação: Mestrado em Desenvolvimento Regional, Mestrado em Estudos de Fronteira, Mestrado Profissional em História; Mestrado em Desenvolvimento Regional; Mestrado em História; Mestrado em Geografia. Obtenha mais informações sobre o DFCH na página do Departamento: https://www2.unifap.br/dfch/

Colaboração de Texto: Lana Dantas (Estagiária de Jornalismo – ASSESP/UNIFAP)

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido