Biblioteca da Unifap recebe exposição interativa sobre vacinas e vacinações

Iniciativa do Projeto pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais, da Fiocruz, visa mostrar à população a importância da imunização.

O que são vacinas? O que elas têm a ver com nossas vidas? A exposição “VACINA!”, uma realização do projeto Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais (PRCV), da Fiocruz, pretende aproximar seus visitantes a um dos assuntos mais em alta nos últimos anos. A exposição estará aberta à visitação no período de 8 a 26 de agosto de 2023, no hall da nova Biblioteca do campus Marco Zero do Equador, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em Macapá (AP).

A proposta é mostrar à população, especialmente às crianças, a importância de vacinas e vacinações, de forma lúdica e interativa. Através de linguagem de fácil entendimento e recursos tecnológicos como, painéis, aparatos interativos, jogo e multimídias, são apresentadas informações sobre o tema para desmistificar e oferecer informação de qualidade. Além de diversas brincadeiras, uma equipe de mediadores está preparada para uma boa conversa com os visitantes, contribuindo para a redução da desinformação sobre vacinas.

A exposição traz assuntos como os marcos históricos sobre os imunizantes no Brasil e no mundo, a rede de saúde envolvida para que eles cheguem a todos os brasileiros, tipos de vacinas e o que são vírus e bactérias. Uma tela interativa também apresentará o Calendário de Vacinação dividido por faixa etária.

Uma atração que promete prender a atenção é a mesa interativa que mostra a jornada da vacina, da pesquisa à vacinação. Os visitantes poderão interagir com um mapa do Brasil que mostra exemplos de vacinas e sua cobertura vacinal identificando potenciais riscos por estado.

A exposição também proporcionará aos visitantes um jogo para combater uma pandemia. Tomando como referência a COVID-19, a exposição traz um jogo multimídia, no qual o êxito dos participantes dependerá da adoção de alguns procedimentos como: higienização das mãos, uso de máscara, isolamento social, testagem, vacinação. Para os mais curiosos serão disponibilizados QRCodes com mais informações sobre cada tema.

Parceria institucional

A Unifap é parceira do Projeto Pela reconquista das Altas Coberturas Vacinais (PRCV) desde o início de suas atividades no Amapá, em novembro de 2021. O projeto é uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz), do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Dentre as atividades já realizadas, a Unifap e o PRCV promoveram, em janeiro de 2022, a Oficina de Elaboração dos Planos Municipais pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais (PMRCV), construídos de forma participativa com os coordenadores de imunizações, atenção primária e enfermeiros dos 16 municípios do Amapá e realizada nas instalações da UNIFAP em janeiro de 2022; e o Encontro de Mobilização para criação das redes de apoio aos Planos Municipais em julho de 2022. Ainda neste ano, nos dias 14 e 15 de setembro, ocorreu a Oficina de Atualização dos PMRCVs e no dia 16, o Encontro para a criação da Rede de Apoio de Macapá, Santana, Mazagão, Itaubal e Cutias.

Nos meses de março e junho de 2023, ocorreram oficinas para formação de multiplicadores da Estética ou Teatro do Oprimido, metodologia de criação artística coletiva, criada pelo brasileiro Augusto Boal, uma das mais praticadas no mundo. Em parceria com o Pet-Indígena do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, foi criada da Cia de Teatro Maiuhi, com 30 atores em elencos dos povos indígenas Karipuna, Galibi-Marworno, Palikur-Arukwayene e Waiãpi. O SUS e o susto do jacaré, um dos espetáculos da Cia, vem sendo apresentado em festivais, nas aldeias e tem participado de ações como apresentações nos Polos de Saúde Indígena e na Justiça Itinerante no Oiapoque em julho de 2023.

Além das ações já realizadas, a Reitoria da Unifap está cedendo o hall da nova biblioteca do campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP), para a instalação da exposição.

A REITORIA DA UNIFAP INFORMA QUE APENAS O HALL DE ENTRADA DA NOVA BIBLIOTECA DO CAMPUS MARCO ZERO FOI CEDIDA PARA A EXPOSIÇÃO. O PRÉDIO DA NOVA BIBLIOTECA ESTÁ SENDO PREPARADO PARA A INAUGURAÇÃO, QUE SE DERÁ EM DATA POSTERIOR.

Exposição “VACINA!”

De 8 a 26 de agosto de 2023, no hall da nova Biblioteca do campus Marco Zero do Equador da Unifap (Rod. Josmar Chaves Pinto, km 02, bairro: Jardim Marco Zero, Macapá-AP).

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábado das 9h às 17h. Fechada aos domingos.

Entrada Gratuita

Agendamento de grupos acima de 10 pessoas e escolas por meio do e-mail coberturavacinal@bio.fiocruz.br.

Para mais informações, WhatsApp: (96) 93300-3716 ou acesse: https://prcv.org.br/noticia.

Texto: Assesp/Unifap e Fiocruz

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: