Biblioteca Central promove campanha de acesso aos livros digitais

A Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) se prepara para iniciar mais uma intensa campanha de divulgação das plataformas do seu acervo digital.

As ações terão início em janeiro de 2016 e serão voltadas à comunidade acadêmica, com densidade aos estudantes e professores da instituição.

O títulos já estão disponíveis e podem ser acessadas no site: http://www2.

unifap.

br/biblioteca/acervo-digital São cinco as ferramentas adquiridas pela Universidade (Cengage, e.

evolution, dot.

lib, biomedical e ABNT).

Hoje, a BC dispõe de 775 títulos em diversas áreas do conhecimento.

A intenção, segundo a diretora da BC Izabel Teixeira, é divulgar a disponibilidade do material para que sejam utilizados, justifiquem suas aquisições e tornem-se mais um mecanismo que colabore com ensino, pesquisa e extensão na instituição.

“Nós almejamos que um maior número possível de pessoas tenha conhecimento das plataformas e que se torne um hábito institucional o acesso ao meio digital”, informou a diretora.

Os professores serão protagonistas no processo de aproximação dos estudantes com as plataformas disponíveis.

Para que isso ocorra de fato, reuniões e palestras dos funcionários da biblioteca durante a semana voltada aos discentes serão programadas.

“O professor deve ser o elo entre a sala de aula e ambiente virtual.

São eles os responsáveis por guiar os estudantes durante a vida acadêmica.

Queremos mobilizá-los, contar com o apoio é fundamental para que possamos fortalecer a instituição”, disse Izabel Teixeira.

Apesar de ainda não contar com títulos específicos para todas as áreas do conhecimento em seu acervo digital, existem àqueles que são parte do tronco comum das grades curriculares dos cursos: psicologia, filosofia, sociologia, metodologia entre outros.

A diretora informou que novas plataformas serão agregadas as já existentes atualmente.

Este é o segundo ano do processo de construção do conteúdo on-line.

A diretora Izabel Teixeira informou que recebe sugestão dos departamentos e assegura que em um futuro próximo todos serão atendidos a contento com títulos específicos.

Treinamentos Izabel diz que os materiais estão em plataformas intuitivas.

No entanto, a Biblioteca Central disponibiliza treinamentos para acadêmicos e professores.

Até o final desse ano já existe uma agenda que vai agregar as novas turmas de calouros da instituição.

Além disso, em janeiro o treinamento será oferecido aos colegiados.

Todos que tiverem interesse em explorar o ambiente virtual em todo o seu potencial podem agendar um treinamento diretamente na biblioteca.

O importante, segundo Izabel, é que todos conheçam as plataformas.