UNIFAP alcança 10 mil seguidores no Instagram

UNIFAP alcança 10 mil seguidores no Instagram

Compartilhe:

 

Marco registra o compromisso da universidade com a informação para a comunidade

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) por meio da Assessoria Especial da Reitoria (ASSESP), utiliza das redes sociais para difundir e publicar diariamente ações da instituição, da comunidade acadêmica e assuntos de interesse ao público amapaense. Nesta semana, a UNIFAP atingiu a marca de 10 mil seguidores no Instagram (@unifapoficial), e no Facebook já acumula um público de mais de 15 mil usuários, reafirmando seu compromisso social com a Comunicação Institucional.

Redes Sociais

Desde agosto de 2019 a comunidade acadêmica e geral tem acompanhado as iniciativas da UNIFAP a partir do engajamento das publicações diárias, por meio dos canais oficiais no Instagram, Facebook e Twitter. Ao longo dos avanços para trazer melhorias na comunicação da universidade com seu público, novos projetos foram implementados para potencializar o alcance das notícias. 

Os primeiros boletins diários de TV e Rádio foram ao ar no dia 25 de setembro, quando o perfil possuía pouco mais de 300 seguidores, e trouxeram dinâmica para apresentação das notícias da Universidade, permitindo conhecer melhor o universo de experiências e atividades importantes que a UNIFAP desenvolve, por meio dos técnicos, docentes e discentes da instituição. Além de permitir a disseminação das principais informações, projetos de extensão à comunidade e ações realizadas nos Campi.

Instagram da UNIFAP tem conteúdo institucional e social. Imagem: Reprodução/@unifapoficial

 

Desenvolvimento

A participação ativa da Universidade nas redes sociais, aliada ao compromisso em levar a comunidade acadêmica e externa informação e educação, criou um constante crescimento de usuários acompanhando as produções e notícias da UNIFAP pela assessoria. O perfil no Instagram tornou-se o principal meio de interação social da Universidade com a comunidade, seguido do Facebook e Twitter, que replicam os conteúdos institucionais da UNIFAP. Hoje com mais de 10 mil seguidores, o @unifapoficial no Instagram reúne produções da UNIFAP e de órgãos e instituições locais e nacionais. 

O perfil da UNIFAP na rede social teve um alcance de 6.949 contas entre 13 e 19 de maio, quando o perfil tinha 9.488 seguidores, com maiores acessos nas quartas-feiras e domingos. Em menos de um mês, o perfil da Universidade alcançou 10.017 seguidores, com aumento de cerca de 200 novos usuários por semana. As interações com os links e o acesso ao perfil e publicações tiveram alta de 1.179 acessos. 

Instagram @unifapoficial tem cerca de 200 novos seguidores por semana. Imagem: Reprodução/Instagram

As campanhas engajadas no Instagram tem participação massiva dos seguidores, o Boletim de TV “Unifap Notícias” mais visualizado no IGtv acumula 3.279 acessos. A publicação com maior alcance no Instagram desde sua criação é a da Suspensão de Atividades Presenciais, devido a medidas de contenção da transmissão do Novo Coronavírus, com 6.121 impressões.

Boletins de TV e Rádio

Com o crescimento do quantitativo de seguidores e do alcance dos materiais produzidos diariamente, o público gradualmente se familiarizou com notícias entregues na palma das  mãos. E os boletins contribuíram para cativar ainda mais o público apresentando os destaques em apenas 2 minutos num giro de notícias.  Com isso novas informações surgiam a partir da participação dos seguidores com sugestões de pautas e entrevistas, assim como proporcionou maior  interatividade com uma comunicação acessível e aberta a novas propostas e troca de conhecimentos. 

Nos últimos meses, os Boletins passaram por diversas adaptações relacionadas à estrutura e equipe, com o complemento de ideias e ações que incentivem a participação do público. O Boletim de TV “Unifap Notícias” é transmitido no IGtv e no YouTube, e desde seu lançamento vêm recebendo melhorias para tornar os conteúdos da Universidade acessíveis para todos os públicos, dando espaço aos servidores, acadêmicos e participantes externos para falar ao público sobre as iniciativas relacionadas à Universidade Federal.

Equipe de apresentadoras do Boletim de TV “Unifap Notícias”, Mayra Carvalho, Janaína Pelaes e Fernanda Miranda. Imagem: Acervo/ASSESP

O Boletim de Rádio “Unifap no Ar” teve suas primeiras transmissões na Rádio Universitária 96.9 FM e distribuições online no SoundCloud, o conteúdo é exclusivamente sonoro e possui tratamento cuidadoso para levar ao público, clareza e informação de qualidade. Hoje, o Boletim “Unifap no Ar” expande suas distribuições online para outras plataformas digitais, como Spotify, Deezer e CastBox, assim como transmite diariamente na Rádio Assembléia 93.9 FM às 9h30 enquanto a Rádio Universitária 96.9 FM da UNIFAP permanece sem atividades presenciais, para conter o contágio pelo COVID-19. O Boletim de TV “Unifap Notícias” se prepara para atingir um maior público no YouTube e para futuras transmissões na TV Universitária Canal 19, parceira da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Equipe do Boletim Radiofônico “Unifap no Ar”, Iago Fonseca, Letícia Amorim e Addan Vieira. Imagem: Acervo/ASSESP

Função social

As publicações são definidas de acordo com a demanda da ASSESP e da Universidade Federal, seguindo os protocolos de solicitação de postagens e obedecendo à urgência de cada uma. “Os assuntos abordados em nossas páginas são de cunho educacional e institucional, o que não nos impede de trabalharmos com conteúdos mais humanizados e criativos”, explica Flaviane Larice, administradora das redes sociais da universidade. Ela explica que as redes sociais da Unifap vieram para facilitar e estreitar a comunicação da instituição com a comunidade acadêmica e que as campanhas são elaboradas sempre visando a interação com os seguidores.

Flaviane Larice gerencia as redes sociais da UNIFAP. Foto: Arquivo pessoal/Flaviane Larice

Com o objetivo de interagir com a comunidade interna e externa da Universidade, a equipe da ASSESP lançou a primeira campanha institucional chamada “Dica de Leitura”, para que a participação e troca de conhecimento entre os seguidores sejam incentivadas. Entre as outras campanhas produzidas vale destacar a “Orgulho de ser UNIFAP”, que teve como objetivo mostrar o dia a dia da universidade com imagens criativas. A Galeria de Ex-Reitores, que integrou a campanha em comemoração ao Jubileu dos 30 anos da UNIFAP, como agradecimento pelos trabalhos prestados à comunidade da UNIFAP. No PS 2020, a campanha “Temos orgulho de você” destacou os aprovados do Processo Seletivo deste ano. E atualmente, pela pandemia da COVID-19, a Campanha “Dicas de prevenção ao Coronavírus” foi a última produção presencial da equipe antes das suspensões das atividades presenciais. 

Campanhas elaboradas pela ASSESP buscam envolver a comunidade nas ações da UNIFAP. Imagem: Reprodução/@unifapoficial

Home Office

Desde a suspensão de atividades presenciais, a UNIFAP segue com o compromisso em difundir a educação e a notícia através de suas redes sociais. A ASSESP mantém atividades remotas com sua equipe de colaboradores, produzindo cartilhas de prevenção e contra o Coronavírus, dicas de cuidado para saúde mental e para alimentação saudável, com apuração feita pela equipe com profissionais da área.

O trabalho desenvolvido por toda a equipe da Assessoria Especial da Reitoria é fundamental para levar conhecimentos sobre as ações, iniciativas e pesquisas desenvolvidas no combate ao coronavírus, a toda a comunidade acadêmica e a sociedade. “O trabalho só é possível com o apoio recebido dos pró-reitores, servidores e alunos que prontamente nos atendem ao solicitarmos vídeos e informações para compor nossas produções”, explica Aretha Barros, responsável pelas relações públicas da ASSESP.

Confira também: ASSESP produz boletins de TV e Rádio em Home Office 

Continuidade

A Assessoria Especial da Reitoria permanece buscando inovações, para promover a interação social e institucional da UNIFAP com a comunidade acadêmica e externa. O papel desenvolvido pela equipe da ASSESP é importante para a difusão da informação verificada, oficial e confiável. Para isso, a relação com os Campi da UNIFAP, as pró-reitorias e departamentos, e a imprensa local é essencial para o desenvolvimento e inovação dos meios de comunicação da Universidade. A assessoria busca informações internas com releases acompanhados de fontes e pautas das principais iniciativas que ocorrem dentro da Universidade, sejam pesquisas ou ações que envolvam a comunidade em geral. “É importante essa relação de transparência para que a imprensa possa levar informações de interesse a toda sociedade”, explica Aretha Barros, das Relações Públicas da ASSESP.

Conheça a equipe da ASSESP e Escritório Modelo “Unifap Notícias”

  • Diretor da ASSESP: Prof. Paulo Giraldi; 
  • Núcleo de Jornalismo e Assessoria de Imprensa: Kléber Soares, Jacqueline Araújo, Inara Lopes, Addan Oliveira; 
  • Núcleo de Programação Visual: Valber Pimenta, Iago Fonseca; 
  • Núcleo de Produção Jornalística para Rádio e TV: Ingrid Borges, Mayra Carvalho, Letícia Amorim; 
  • Núcleo de Relacionamento com a Mídia: Aretha Barros, Fernanda Miranda; 
  • Núcleo de Redes Sociais e Mídias Digitais: Flaviane Larice, Janaina Pelaes.
Equipe da Assessoria Especial da Reitoria e Escritório Modelo “Unifap Notícias com o Reitor da UNIFAP Profº Drº Júlio Sá (centro) | *Registro realizado em 10 de março. Foto: Acervo/ASSESP
Colaboração de Texto: Iago Fonseca e Letícia Amorim (Estagiários de Jornalismo/ UNIFAP) – ASSESP e Escritório Modelo “Unifap Notícias”.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu