Benfeitorias revitalizam o campus Santana

Nos últimos dois meses, o campus Santana, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), ganhou novos espaços acadêmicos e outras benfeitorias que trouxeram vida nova ao local.

Logo na entrada, é possível ver a nova placa de identificação do campus, uma reivindicação antiga da comunidade acadêmica, e novo layout do campus.

O diretor do campus Santana, Christiano Ricardo dos Santos, explica que algumas melhorias realizadas atenderam a antigas demandas da comunidade acadêmica do campus e outras foram feitas no intuito de desenvolver e dar visibilidade social ao local.

Para ele, as melhorias implementadas contribuem para a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão realizados no campus.

“O ensino será muito beneficiado pois, agora, os docentes terão espaços de vivência das práticas pedagógicas e profissionais com os alunos, qualificando ainda mais o desenvolvimento profissional dos acadêmicos.

E, até o final do ano, teremos um laboratório para os grupos de pesquisa, para que os professores tenham espaço para gerenciar seus grupos e, futuramente, atividades extensionistas na brinquedoteca, que será aberta à comunidade, e nos espaços de vivência que serão feitos com o envolvimento de servidores e estudantes”, informa.

Com 25 computadores disponíveis à comunidade acadêmica, o laboratório de informática do campus Santana recebeu bancada nova, caixa de som, datashow e acesso à internet via cabo, o que garante mais velocidade de conexão à rede mundial de computadores.

Segundo o diretor do campus, a intenção é de que, futuramente, seja desenvolvido um projeto de extensão que oferte cursos de informática para a comunidade local.

Novos espaços para a prática acadêmica Sala dos professores, brinquedoteca, laboratório de ensino, laboratório de pesquisa e sala de orientação de TCC, estágios e práticas foram novos ambientes criados no campus universitário.

As salas de professores e a de orientação contam com computador e acesso à internet, onde docentes e alunos podem ter acesso a sites e informações que contribuam com o ensino e a pesquisa.

Além disso, a internet (a cabo e wi-fi) está presente em todos os espaços, garantindo acesso fácil à comunidade acadêmica local.

A brinquedoteca já está toda mobiliada e a Pró-reitoria de Administração (Proad) está finalizando a aquisição de brinquedos e outros materiais que serão disponibilizados às comunidades interna e externa, por meio de atividades extensionistas que serão voltadas à educação infantil e aos dois primeiros anos do ensino fundamental.

O lugar também auxiliará na prática pedagógica das licenciaturas do campus, em especial o curso de Pedagogia.

O novo laboratório de ensino será utilizado pelos três cursos de licenciatura do campus Santana para a execução de prática pedagógica, estágios, desenvolvimento de materiais e outras ações que necessitem do espaço.

“Um laboratório de ensino é um dos pré-requisitos na avaliação do MEC [Ministério da Educação], e iremos receber uma comissão de avaliação deles provavelmente no início do ano que vem”, frisou Christiano Ricardo dos Santos.

Externo ̶ Um novo paisagismo já começou a revitalizar os ambientes externos do campus.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Macapá (Semam) doou 150 mudas de plantas ornamentais, que já estão crescendo em vários locais do campus, e um projeto de extensão do professor do curso de Filosofia, Rodrigo Cid, fará um espaço de vivência para comunidade acadêmica com materiais recicláveis e subutilizados, contando com a parceria de servidores e alunos do campus universitário.

“Outra conquista é que, até o final de novembro, teremos uma extensão do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), trazendo à comunidade acadêmica os atendimentos já ofertados no campus Marco Zero”, finaliza Christiano Ricardo dos Santos.

* Fotos: Christiano Ricardo dos Santos