Artigo sobre a Divisão de Cooperação e Relações Interinstitucionais de Oiapoque é publicado em revista da UFRJ

A revista eletrônica “Práticas em Gestão Pública Universitária − PGPU”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, publicou esta semana o artigo “Circulação entre as Universidades do Platô das Guianas para a Formação Profissional e Internacionalização: Propostas Transfronteiriças” da professora Mariana Janaina dos Santos Alves, atualmente coordenadora de pesquisa, extensão e ações comunitárias.

O texto é um relato de experiência da gestão da professora frente à Divisão de Cooperação e Relações Interinstitucionais de Oiapoque (DICRI).

O trabalho é resultante das atividades que foram desenvolvidas na DICRI e a importância destas ações para o Campus Binacional.

Esta divisão existe desde março de 2015 e desenvolve a cooperação interinstitucional na região de fronteira do Brasil com a Guiana Francesa.

No relato, especificamente, serão apresentadas as ações da DICRI no ano de 2016, como a participação no evento I Journée d’Étude Circulation dês individus, des savoirs et des pratiques culturelles dans Le Plateau dês Guyanes/I Jornada de Estudos Circulação de Indivíduos, dos saberes e práticas culturais no Platô das Guianas, na Universidade da Guiana Francesa, que reuniu pesquisadores de Brasil, Guiana, Guiana Francesa e Suriname, e em outros realizados em Oiapoque.

No atrigo, definiu-se primeiramente o perfil da divisão, as ações propostas e algumas reflexões sobre os desafios que envolvem a gestão da DICRI na fronteira.

Em seguida, foram descritas as propostas sugeridas às outras instituições de ensino superior que compõem o Platô das Guianas para que haja a efetiva internacionalização de ensino e pesquisa nessa região.

O link para ter acesso ao texto é https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu/issue/view/917/showToc