Edital abre oportunidade para mobilidade internacional de docentes

Estão abertas até 20 de setembro as inscrições para docentes efetivos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) participarem do Programa de Auxílio Pesquisador para Mobilidade Internacional, que selecionará quatro professores pesquisadores para receberem auxílio financeiro para realizarem mobilidade internacional de curta duração (no mínimo um mês).

O Programa de Auxílio Pesquisador para Mobilidade Internacional é um incentivo à mobilidade de curta duração de professores da instituição para universidades e centros de estudos no exterior.

De acordo com o edital, as atividades desenvolvidas devem ser de caráter estritamente acadêmico.

Os selecionados receberão um auxílio no valor de R$ 7 mil, em parcela única, depositado em conta bancária de sua titularidade.

Para o pró-reitor de Relações Interinstitucionais, Paulo Gustavo Pellegrino Correa, promover a mobilidade dos docentes efetivos da Unifap faz com que a instituição dialogue com o que está sendo produzido mundialmente no meio científico.

“A Unifap fica próxima do estado da arte da ciência, quer dizer, quando o docente da instituição vai para outros centros de produção acadêmica, ele estabelece redes internacionais de trabalho que deixam a universidade mais próxima da discussão científica internacional, então pensar a política de internacionalização da Unifap necessariamente passa pelo estabelecimento da mobilidade da comunidade acadêmica”, afirma Paulo Gustavo.

Inscrição As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet.

Os candidatos devem enviar um e-mail para mobilidade.procri@unifap.br com o assunto “Programa de Auxílio Pesquisador para Mobilidade Internacional”.

O docente deve enviar anexado em formato PDF a Ficha de Inscrição, o Plano de Atividades e a Planilha de Pontuação de Atividades Acadêmicas, em um mesmo arquivo.

Os anexos estão disponíveis na página da Pró-reitoria de Relações Interinstitucionais (Procri).

Dentre os requisitos para participar da seleção, o professor deve ser docente efetivo da Unifap no período da inscrição, da seleção e realização da mobilidade; não estar em situação de afastamento para outra qualificação durante o período de inscrição, seleção e da mobilidade; não estar respondendo Processo Administrativo Disciplinar (PAD); e ter projeto de pesquisa como líder ou colaborador registrado na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propespg).

As candidaturas que tiverem como destino instituições que possuam acordos de cooperação com a Unifap terão pontuação atribuída na planilha de pontos (ver lista das instituições no edital).

O resultado preliminar sai no dia 23 de setembro e o final, no dia 25.

Acesse o edital e anexos na página da Procri.

Mais informações pelo telefone 4009-2941, pelo e-mail procri@unifap.br e na página da Procri.

Serviço Programa de Auxílio Pesquisador para Mobilidade Internacional.

Inscrições abertas até 20 de setembro, exclusivamente pela internet, enviando e-mail e Anexos (em formato PDF) do edital para mobilidade.procri@unifap.br com o assunto “Programa de Auxílio Pesquisador para Mobilidade Internacional”.

Edital e Anexos disponíveis na página da Procri.

Mais informações: 4009-2941, procri@unifap.br e na página da Procri.