Curso de Educação Física promove seminário sobre treinamento desportivo cubano

O Curso de Educação Física realizará no próximo dia 24/06/2016 o seminário deModelos de treinamento desportivo Cubano: Ciências aplicadas, da iniciação ao alto rendimento.

O referido seminário será ministrado pelo professor DoutorBárbaro Oliva Concepción, responsável pelo planejamento técnico da equipe nacional de tênis de mesa cubana, elevando a modalidade da 31ª para a 11ª colocação no ranking geral dos esportes em seu país.

O referido professor encontra-se em Macapá juntamente com seus dois atletas olímpicos classificados para os Jogos do RJ/2016 e com o técnico Daniel Guzman, que realizam treinos físicos e técnicos na ACTM.

A Federação de Tênis de Mesa do Amapá, por meio de acordo de cooperação técnica firmado pelo presidente da Federação, Alan Cardoso, com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), viabilizará a vinda do professor Barbaro Oliva à Universidade para que o mesmo possa contribuir com o crescimento de formação de treinamento desportivo a partir das experiências vivenciadas desde a formação inicial até o alto rendimento em Cuba.

Segundo o professor Bárbaro Oliva, este é um momento fundamental para estreitar a relação acadêmica, extensionista e científica entre a Universidade de Ciências de la Cultura Física y el Deporte em la Habana e a Unifap, sendo este seminário o ponto inicial para formalizar o intercâmbio de experiências entre as duas Universidades.

O Curso de Educação Física conta atualmente com projetos de treinos esportivos sistematizados nas modalidades de voleibol, sob o comando do professor Dr.

Demilto Yamaguchi da Pureza; arqueria, sob o comando dos professores Jadson Porto e Dilson Belfort; atletismo e basquete, sob o comando do professor Ms.

Dilson Belfort, além dos treinos de handebol e futsal.

Texto: Professor Dilson Belfort