Projeto ‘Menos 5’: Grupo realiza escolha adequada de alimentos em atividade externa

Servidores da Universidade Federal do Amapá (Unifap) participaram na última sexta-feira (31) de uma atividade realizada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

O encontro foi direcionado aos participantes do “Projeto Menos 5”, iniciativa proposta pela Divisão de Qualidade de Vida (DQV) da pró-reitoria que busca incentivar hábitos saudáveis nos servidores.

Os participantes visitaram um supermercado da capital acompanhados da equipe da DQV, composta pelas nutricionistas Luana Ribeiro e Franciane Nunes, pelos psicólogos Revan Araújo e Camila Filocreão e pela enfermeira Miriam Perrando.

Durante a visita, receberam orientações sobre produtos adequados para alimentação saudável, qualidade e aproveitamento de alimentos e dicas de preparo.

“Nosso objetivo foi fazer com que os servidores pudessem entender como fazer as melhores escolhas alimentares, já que na maioria das vezes muitos erram na hora das compras, então para que eles consigam executar um cardápio saudável é fundamental que eles saibam como comprar corretamente”, explicou a nutricionista da Progep, Luana Ribeiro.

Cerca de 15 pessoas participaram da atividade.

Com uma lista de produtos em mãos, os servidores puderam conhecer um pouco mais sobre como escolher alimentos saudáveis na hora das compras.

“O encontro foi muito esclarecedor, nós pudemos entender um pouco mais sobre como escolher os alimentos na hora das compras, além de entender que nem tudo que é vendido como saudável é realmente”, disse a servidora Camila Filocreão.

Atualmente, 75 pessoas estão cadastradas no projeto.

Esta foi a primeira atividade externa do grupo fora da universidade, onde também são realizadas rodas de conversa e reuniões para troca de experiências que fazem parte das propostas do projeto.

Sobre o ‘Menos 5’ Criado em outubro de 2016, o Projeto “Menos 5” iniciou através do Whatsapp com o objetivo de incentivar o emagrecimento e a qualidade de vida entre os servidores da Unifap.

A segunda temporada do projeto iniciou em janeiro deste ano e a previsão é que seja encerrada em junho.

Texto e fotos: Jéssica Santos (bolsista da Assessoria Especial da Reitoria)