Evento integra Unifap e Universidade de Harvard (EUA)

Foi realizado no dia 21 de abril na Universidade Federal do Amapá, no bloco da Pós-graduação, o encontro de intercâmbio entre ambas as instituições.

Na oportunidade, a pesquisadora Judith Rodrigues da Universidade de Harvard apresentou o projeto que vem sendo desenvolvido no Vale do Jari.

Urbanization and Energy Infrastructure in the Brazilian Amazon: Impacts of Hydropower Development in Cities of the Jari River Basin.

A pesquisadora explicou que o Sistema utilizado para realizar o Projeto se denomina: Envision.

O Envision é um sistema de avaliação de sustentabilidade e guia de planejamento para introdução de considerações de sustentabilidade em projetos de infraestrutura.

O Envision avalia, dá notas, produz o reconhecimento a projetos de infraestrutura que fazem um progresso exemplar e contribuem para um futuro mais sustentável.

O projeto se aplica por toda a região amazônica onde vem sendo implantado novos projetos hidrelétricos.

O evento contou com a participação de 35 pessoas entre mestrandos, professores e pesquisadores.

O evento foi coordenado pelo Prof.

Dr.

José Alberto Tostes, que destacou a importância do intercambio de informações entre as pesquisas já realizadas pela Universidade Federal do Amapá e o trabalho que vem sendo realizado pela Universidade de Harvard na região do Jari.

Ficou definido que outras ações poderão ser realizadas em parceria entre as universidades.

Texto e fotos: José Alberto Tostes