Unifap amplia bolsas para Iniciação Tecnológica em Inovação

No mês de Junho de 2018, a Universidade Federal do Amapá recebeu a importante notícia que vem para contribuir na direção da instalação crescente de capacidade inovativa: o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ampliou o quantitativo de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento.

Tecnológico e Inovação (PIBITI).

O ciclo de bolsas passou de duas bolsas do período 2017/2018 para dez bolsas para 2018/2019, quintuplicando sua oferta de oportunidades.

As ações em torno do PIBITI, já refletidas em resultados como os do pesquisador júnior Ícaro Rodrigues, bolsista do PIBITI Unifap, que foi agraciado em 2017 com o Prêmio Destaque da Iniciação Científica e Tecnológica 2016.

Neste sentido, esta ampliação reforça um amplo esforço institucional direcionado através do seu Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT/Unifap), que pode ser notada também nos primeiros depósitos de pedidos de registro de patente e de software, desde 2016, bem como a adesão à rede do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ProfNIT) como ponto focal e a sua atuação em redes regionais.

“Tais resultados, com o franco e importante apoio da Rede NAMOR/MCTIC, e não menos importante, da Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação por meio do seu Departamento de Pesquisa (PROPESPG/DPQ), representam empenho de toda a comunidade da Universidade e do estado do Amapá para a estruturação do seu ecossistema de inovação.

“ afirma Daniel Chaves, Diretor do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unifap.

Redação: NITT/Unifap