Programa de Iniciação à Docência inicia programação de 2020

O PIBID teve início, nacionalmente, em novembro. No Amapá, em virtude da crise energética, houve atraso na execução.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) iniciou as atividades deste ano com a aula inaugural na noite de ontem, 16, com a palestra “Formação de Professores”, ministrada pelo Prof. Dr. Rosivaldo Gomes, e aspecto de alguns números da edição de 2020 apresentados pela Prof. Dra. Ciliene Campetela, coordenadora do Programa.

Este ano o PIBID, ofertado pela parceria institucional entre CAPES e UNIFAP, sofreu vários atrasos devido à pandemia de Covid-19. Por isso, o programa foi efetivamente iniciado, ao nível nacional, somente em novembro. Entretanto, além da pandemia, houve o agravante ocasionado pela crise energética que assolou o Amapá. Fato que fez com que o calendário acadêmico suplementar, que estava em execução com aulas on-line, fosse interrompido.

Diante disso, as ações foram divididas em fases, de acordo com as circunstâncias e possibilidades de aplicação de atividades específicas. A Fase 1 ocorre de novembro de 2020 a abril de 2021 e prevê atividades remotas planejadas pelos coordenadores de área, que serão relativas ao aprimoramento das suas equipes e planejamento dos procedimentos didáticos e pedagógicos que serão desenvolvidos nos dois próximos semestres do PIBID junto às escolas.

As demais fases e ações dos semestres vindouros serão planejadas a partir do desenvolvimento do primeiro, com apresentações de resultados obtidos pelos discentes, professores supervisores e coordenadores de área, em forma de seminário online, nos dias 15 e 16 de abril de 2021.

Projeto institucional PIBID 2020

Nesta edição de 2020, a UNIFAP apresentou um Projeto Institucional baseado nas Áreas do Conhecimento da “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC). Assim, com dois núcleos, “Ciências Exatas e da Natureza” e “Ciências Humanas e Linguagens”, o PIBID/CAPES-UNIFAP 2020 conta com dez componentes curriculares da educação básica.

Cada componente tem seus próprios coordenadores de área, são docentes da UNIFAP, engajados desde a criação do PI. A partir de novembro, as equipes dos núcleos passaram a ser compostas, também, por 12 Professores Supervisores (PS), profissionais da rede pública de Educação do estado do Amapá e 60 discentes dos cursos de licenciaturas da UNIFAP.

A edição 2020 do PIBID/CAPES-UNIFAP irá atuar diretamente em três municípios do estado do Amapá: Macapá, Mazagão e Oiapoque, com a parceira da SEED/AP e Secretarias Municipais de Educação. Os trabalhos serão desenvolvidos durante 18 meses.  No decorrer do período, serão realizados vários eventos específicos das áreas do conhecimento e, também, interdisciplinares dos núcleos.

Números do PIBID na região norte

Segundo os dados expostos na aula inaugural, o estado do Amapá é o que menos recebe cotas, tanto do PIBID quanto da Residência Pedagógica na região Norte. Além disso, a região ainda recebe o menor número de cotas, depois da região centro-oeste que, em termos comparativos, tem menos estados (três + Distrito Federal) do que o norte (sete estados), portanto, menos IES públicas.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP