Comissão propõe retorno das atividades da UNIFAP em novembro

Comissão propõe retorno das atividades da UNIFAP em novembro

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Após quase 7 meses de suspensão, aulas dos Campi devem retornar de forma remota.

Na quarta-feira, 30 de setembro, ocorreu a última reunião da Comissão Especial (CE), com aprovação do Relatório Final. O documento tem a finalidade de estudar o planejamento estratégico de retorno das atividades acadêmicas. Em sessão ordinária, o Plano de Retorno será submetido para manifestações do Conselho Superior (CONSU), amanhã, 06 de outubro.

Durante a reunião da CE, também foi aprovado a Minuta de Resolução e o Novo Calendário acadêmico para o semestre suplementar, intitulado 2020.3. “A partir de agora esses documentos são encaminhados para a Secretaria do CONSU, que vai colocar em pauta na próxima semana para passar pela análise e aprovação dos Conselheiros”, explica Pró-Reitora da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), Profa. Dra. Elda Gomes. 

Como previsto no calendário acadêmico da Comissão, o retorno das atividades ocorrerá inicialmente de forma remota, no dia 3 ou 9 de novembro de 2020. A viabilidade do ensino remoto foi avaliada a partir de resultados da pesquisa socioeconômica realizada pela CE, entre os dias 20 e 28 de agosto com os docentes, discentes e técnico-administrativos.

Gráficos gerado a partir do levantamento com a comunidade acadêmica. Fonte: Reprodução

De acordo com a Pró-Reitora, após a aprovação do plano de retorno, a instituição realizará ações para a capacitação de professores e técnicos, referente ao uso do ambiente virtual de aprendizagem, e o lançamento de Editais de amparo a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, possibilitando a compra de equipamentos tecnológicos e acesso à internet.

A Comissão Especial

Criada a partir da Portaria Nº 0931/2020, a CE produziu o relatório Final de Retorno em conjunto com as subcomissões que atuam em oito frentes específicas, conheça:

  • ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Auxílios aos estudantes em vulnerabilidade econômica, saúde, levantamento de dados dos alunos pertencentes ao grupo de riscos ficarão em exercício domiciliar, como já prevê o Decreto-Lei n.º 1044 de 21/10/1969 e a Lei n.º 6202 de 17/04/1975 entre outras;

  • ATIVIDADES ACADÊMICAS GRADUAÇÃO

Realinhamento de ofertas de componentes curriculares; práticas; estágio;  estratégias de ensino; outorga;

  • ATIVIDADES ACADÊMICAS PÓS-GRADUAÇÃO

Realinhamento de oferta de componentes; estratégias de ensino; defesa de tese, dissertações; novas ofertas dos programas existentes, ente outras questões;

  • GESTÃO DE PESSOAS 

Prever oferta de cursos de curta duração para servidores, acompanhamento indivíduos pertencentes a grupos de risco com orientações, desenvolvimento das atividades, atenção à saúde; condições de trabalho, regras sanitárias, entre outras indicações.

  • COMPRAS E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

Prever ações de infraestrutura, aquisição de bens e serviços.

  • INFRAESTRUTURA

Levantamento dos espaços físicos possíveis para realização de aulas (salas e laboratórios); indicação de adaptações de infraestrutura específicas entre outras demandas.

  • COMUNICAÇÃO

Atuará em todas as fases da construção do Plano Macro. Tem a competência de produzir material instrucional para a comunidade universitária referentes as medidas de segurança para conter a disseminação do vírus, produção de arte com os indicativos de distanciamento social, entre outras, além de acompanhar as ações de cada subcomissão no sentido dar transparências aos atos.

  • TREINAMENTO AOS DOCENTES DE USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO REMOTO

Atuará com levantamento de propostas para oferta de cursos de capacitação para docentes, discentes e demais servidores quanto ao uso de plataformas, ferramentas, softwares, prevenção à COVID-19,  uso de EPis, e demais contextos que viabilizem o manejo das ações para enfrentar o período de pandemia na Universidade.


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