Ministério da Saúde lança nova campanha de estímulo a doação de órgãos

Ministério da Saúde lança nova campanha de estímulo a doação de órgãos

Compartilhe:

 

A campanha de conscientização de órgão segue até 23 de outubro.

Dia 27 de setembro é o Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos.  Apesar de a data já ter passado, o estímulo para a doação ainda é o mesmo. Neste momento de pandemia causado pelo coronavírus, no mundo inteiro e no Brasil têm sido observadas queda nas doações de órgãos e nas realizações de transplantes, tornando-se um desafio para os países. 

São muitos os esforços para manutenção das doações, quanto para garantir a segurança das equipes de saúde e dos pacientes. Diante disso, o Ministério da Saúde lançou uma nova campanha de conscientização sobre a importância da doação de órgãos no fim de setembro e segue até 23 de outubro que contará com filme, spot de rádio, peças de mídia exterior, peças de internet e redes sociais para divulgação da importância de se doar órgãos.

 Acesse aqui e saiba mais 

Doação de órgão durante a pandemia

De janeiro a julho de 2019 foram realizados 15.827 transplantes, no entanto, no mesmo período em 2020, o número de procedimentos foi de 9.952. Alguns centros de transplantes conseguiram manter suas unidades ativas e livres da Covid-19 e hospitais de grande porte de transplantes, mas os números ainda são baixos. A queda dos transplantes começou a ser observada na segunda quinzena de março, quando a pandemia começou no Brasil e seguiu os casos de notificação da Covid-19. Os estados mais afetados, com sobrecarga no sistema de saúde, foram obrigados a reduzir ou, algumas vezes, paralisar o programa de transplante. Contudo, à medida que a situação ficou controlada, o programa foi retomado

Em contrapartida, o Ministério da Saúde tem observado tendência ao aumento dos consentimentos familiares para a doação de órgãos no primeiro semestre de 2020, atribuindo o crescimento ao trabalho voltado a divulgação de informações. “O aumento na taxa de autorização, chegando este ano a uma média de 68,2%, é fruto de uma sociedade mais consciente do seu papel e da importância do gesto de doar. Por isso, é importante que os parentes e pessoas próximas saibam da vontade do seu familiar em ser doador”, ressalta o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello. 

A vida precisa continuar. Doe órgãos.  

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/doe-orgaos-a-vida-precisa-continuar


Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu