Edital de Processo Seletivo para Educação no Campo é publicado.

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) publicou na última sexta-feira, 4, o edital com regras de seleção para ingresso no curso de Licenciatura em Educação no Campo na área de Ciências Agrárias e da Natureza.

Serão ofertadas 120 vagas no processo seletivo de 2014.

As inscrições ocorrem de 11 a 30 de julho de 2014 exclusivamente no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec As provas serão compostas de duas etapas.

A primeira consiste em 40 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais (língua portuguesa, história, geografia, física, matemática, biologia, filosofia, e sociologia da grade do ensino médio), além de redação de 20 linhas, no mínimo, e máximo de 30.

A segunda etapa será uma entrevista com os aprovados na primeira fase.

Segundo a coordenadora do curso de Licenciatura em Educação no Campo, Ana Cláudia Cristo, a entrevista é necessária para determinar se o candidato está enquadrado nos requisitos exigidos para ingresso no curso.

O PS Pró-Campo é destinado a professores em exercício que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e médio nas áreas rurais do Estado do Amapá e populações do campo em geral: ribeirinhos, pescadores, quilombolas, extrativistas agricultores familiares ou pessoas com vínculos diretos com projetos de reforma agrária sem formação superior.

Os aprovados irão estudar no campus Mazagão da Unifap.

Para que o estudante não abandone inteiramente o convívio no seu ambiente familiar e de trabalho, parte das atividades será desenvolvida na universidade e outra no ambiente onde residem.

A coordenadora explica que o método pedagógico influência para os baixos índices de evasão, inferiores a 7%, segundo levantamentos preliminares realizados com as turmas veteranas.

Já existem 60 alunos formados e mais 60 em fase de conclusão de curso.

Ana Cláudia Cristo afirma que as turmas formadas anteriormente estavam inseridas em um contexto de políticas de governo, onde não existia a certeza se a graduação em educação no campo seria oferecida continuamente.

“Hoje o curso tornou-se uma política pública, um curso efetivo da instituição, que demandou, inclusive, concurso para professores e técnicos na universidade”, disse.