Programa “Diálogos com a Filosofia” inicia temporada no YouTube

Programa era transmitido na Rádio Universitária 96.9 FM antes da pandemia da COVID-19

O programa “Diálogos com a Filosofia” será transmitido nesta quinta-feira, 27 de agosto às 16h, no canal do Campus Santana no YouTube com participação de convidados. No retorno do programa, os participantes discutirão a nova realidade vivenciada mundialmente devido à pandemia da COVID-19, e irão incentivar os alunos a continuarem as leituras e debates com o uso das tecnologias disponíveis.

O “Diálogos com a Filosofia” busca estabelecer uma conexão entre a Filosofia e as demais áreas do conhecimento, como a ciência, as artes e a cultura em geral, visando diversificar a pesquisa acadêmica, científica e cultural dos participantes e do público externo que tenha interesse em discutir temáticas de natureza filosófica ou que tenham afinidade com a Filosofia. O projeto de extensão é coordenado pela professora Esp. Rauliette Diana Lima do curso de Licenciatura em Filosofia e pelo professor Me. Victor Cantuário do curso de Pedagogia, com a colaboração do professor Dr. César Alencar e do professor Me. Christiano R. dos Santos.

Professora Esp. Rauliette Diana, professor Me. Victor Cantuário, professor Dr. Everton Maciel e ex-diretor da Rádio Universitária 96.9 FM na primeira reunião para a produção do programa em 2018. Foto: Acervo/Rauliette Diana

“Diálogos com a Filosofia” na rádio

Transmitido pela primeira vez em setembro de 2018 pela Rádio Universitária 96,9 FM da UNIFAP, o programa estreou com a equipe composta pela profª Esp. Rauliette Diana, pelo professor Me. Victor Cantuário e pelo professor Dr. Everton Maciel, também do curso de Filosofia, que agregou sua experiência como radialista profissional ao projeto, como a inserção de quadros fixos colaborativos com professores do curso de Filosofia e outras áreas. Entre os quadros mais frequentes destacam-se o “Filosofia e Literatura” com participação do professor Dr. César de Alencar, o “Filosofia e Feminismo” com a professora Me. Lorena Ferreira e o quadro “do Oiapoque ao Chuí” que contava com a participação direta do professor Cássio Furtado da Universidade de Pelotas falando de Geopolítica e Relações internacionais.

Após cinco meses, os coordenadores do projeto viram a necessidade de retornar atendendo o pedido de docentes, discentes e ouvintes assíduos do programa. Foto: Acervo/Rauliette Diana

O programa tinha duração de 1 hora e era transmitido às quartas-feira a partir das 16h antes das suspensões presenciais devido à pandemia da COVID-19, trazendo à comunidade acadêmica e externa informações do curso de Licenciatura em Filosofia, notícias e atividades do Campus Santana da UNIFAP e promoção da Filosofia em variadas vertentes de forma acessível aos ouvintes. “Toda semana tínhamos convidados de toda a UNIFAP, divulgando suas pesquisas, projetos de extensão e eventos ou discutindo um tema especifico”, comenta a profª Rauliette Diana. O projeto também contou com o apoio de Sérgio Cléber de Sá Miranda, então Diretor da Rádio Universitária 96.9 FM em 2018, com orientações sobre gerenciamento de um programa radiofônico.

Novo formato

Com a suspensão das atividades presenciais nas instalações da UNIFAP como medida de combate contra o novo Coronavírus, o programa filosófico foi pausado sem previsão de retorno. Após cinco meses, os coordenadores do projeto viram a necessidade de retornar atendendo o pedido de docentes, discentes e ouvintes assíduos do programa. “Antes da pandemia tivemos sempre uma boa audiência para os padrões da Rádio Universitária, contando com interações ao vivo pelo Facebook, inclusive dos Estados Unidos, Guiana Francesa, do Nordeste, das cidades do interior do Amapá e das ilhas do Pará”, explica a profª Rauliette Diana.

Com as tecnologias de transmissão ao vivo disponíveis, o programa retornará no canal do Campus Santana no Youtube com participação remota dos apresentadores e convidados, assim como novos quadros que permanecerão após o retorno presencial na Rádio Universitária 96.9 FM.

Programa retornará remotamente com transmissão no YouTube. Na foto: Professores, alunos e convidados em comemoração de 1 ano do programa em setembro de 2019. Acervo/Rauliette Diana

O novo formato contará com a apresentação fixa dos coordenadores, apresentação eventual do Diretor do Campus Santana, o professor Me. Christiano R. dos Santos e convidados especiais. O projeto continuará com o quadro semanal “Filosofia e Literatura com o professor Dr. César de Alencar, e estreará novos quadros como o “Filosofia e Cinema” com o Professor Dr. Fábio Zanoni da UEAP e o “Mundo Filosófico”, cujo tema será escolhido pelos colaboradores semanais do curso de Licenciatura em Filosofia da UNIFAP, os docentes Antônio Almeida e Afrânio Patrocínio. O projeto de extensão também contará com a participação de alunos formandos e pesquisadores, assim como convidados do Colegiado de Letras, de Pedagogia e outros cursos da UNIFAP.

Anote na agenda:

Programa: “Diálogos com a Filosofia”

Horário: dia 27 de agosto às 16h

Local: Canal do Campus Santana da UNIFAP

Colaboração de Texto: Iago Fonseca – (Estagiário de Jornalismo/ UNIFAP) – Escritório Modelo “Unifap Notícias”.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.