“Libras para a Comunidade” inicia novas turmas de capacitação online

Os novos alunos foram selecionados através da lista de espera formada em junho.

O Projeto de Extensão Universitária ‘LIBRAS para comunidade’ em parceria com o Departamento de Educação à Distância (DEAD) da Universidade Federal do Amapá iniciou as aulas para as novas turmas do projeto na modalidade EAD. O objetivo do projeto é capacitar servidores e discentes da UNIFAP com a Língua Brasileira de Sinais, a LIBRAS, para prestar atendimento especializado no idioma.

São mais 90 alunos compondo 3 turmas, com candidatos que estavam em lista de espera da primeira seleção realizada em junho. O curso básico nível 1 conta com carga horária de 60h, equivalente a aproximadamente 2 meses. Os instrutores de cada turma são estudantes do curso de Letras LIBRAS Português. Os materiais são disponibilizados por meio da plataforma Moodle, com encontros ao vivo via Google Meet.

As novas turmas de curso básico nível 1 conta com carga horária de 60h, equivalente a aproximadamente 2 meses. Imagem: Divulgação/DEPLA

“Estamos executando desde janeiro deste ano, uma emenda de 2019, do Senador Randolfe Rodrigues. O valor tem sito usado para financiar o ‘Libras para Comunidade’ para o público acadêmico e servidores da UNIFAP”, explica o coordenador do projeto, Prof. Me. Melque Lima.

Devido à pandemia por COVID-19 o planejamento das aulas presenciais prevista para março de 2020, foram adaptados. A modalidade resultou em uma grande procura principalmente de interessados que antes não possuíam disponibilidade para participar das aulas presenciais. “Poucas pessoas participavam, mas tinham muitos interessados. O Projeto LIBRAS para comunidade abriu a oportunidade de estudar durante a pandemia, por isso houve maior adesão”, comenta o coordenador.

O projeto é realizado no ano de 2020 em duas etapas: capacitação em LIBRAS para servidores e discentes; e capacitação para comunidade externa. O edital para oferta do curso para público externo está em desenvolvimento.

Formatura das primeiras turmas virtuais

A formatura dos 90 alunos das primeiras 3 turmas de nível básico em LIBRAS à distância (EaD), entre servidores e acadêmicos da UNIFAP, foi realizada no dia 10 de agosto em um “Aulão de encerramento” organizado pela coordenação do projeto na plataforma Google Meet. Durante o período do curso online, os estudantes tiveram acesso a material didático, como apostilas, e-books e vídeos por meio da plataforma Moodle, onde também eram enviadas as atividades avaliativas tanto práticas, com envio de vídeos apresentando sinais solicitados, e teóricos, com resolução de questionários. Assim como realizavam encontros virtuais pelo Google Meet para tirar dúvidas com professor.

LIBRAS para a comunidade

O projeto é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC), por meio do Departamento de Extensão (DEX) e do Colegiado do Curso de Graduação em Letras Libras Português (DEPLA), coordenado pelo Prof. Esp. Melque Lima, para capacitação de ouvintes para a Língua Brasileira de Sinais visando proporcionar a comunicação e atendimento de pessoas surdas.

Criado em 2014, a iniciativa já formou mais de 5 mil pessoas no Estado do Amapá com a língua de sinais ao longo dos 7 anos de formação. Dada a importância e qualidade no trabalho desenvolvido a procura é grande. Em 2019, o curso atendeu cerca de 1.000 a 1.500 alunos da comunidade geral.

Colaboração de Texto: Letícia Amorim e Iago Fonseca – (Estagiários de Jornalismo/ UNIFAP) – ASSESP e Escritório Modelo “Unifap Notícias”.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.