Hospital Universitário recebe visita dos Conselhos Regionais de Medicina, Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia

A gestão da Universidade Federal do Amapá (Unifap), juntamente com funcionários do Consórcio JotaEle, apresentaram aos representantes dos Conselhos Federais de Medicina (CRM), Farmácia (CRF), Enfermagem (Coren) e Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) as obras do Hospital Universitário (HU).

A visita ocorreu na última sexta-feira, 29 de março e teve o objetivo de aproximar a Unifap das entidades representantes das quatro classes profissionais da área da saúde, que avaliarão o HU após a entrega da obra.

Segundo a vice-reitora da Universidade, Simone Delphim, a visita possibilitou que os conselhos federais já pudessem ter contato com o hospital ainda em fase de construção para já verificar se a obra atende os princípios dos órgãos de classe.

Na oportunidade, ficou acertado que os conselhos federais encaminharão possíveis demandas no intuito de auxiliar a Unifap para que o HU seja entregue com todas as adequações, caso necessárias.

HU O Hospital Universitário será um hospital de média e alta complexidades e terá 40 mil metros quadrados dentro do campus universitário Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

O HU contará com triagem especializada, com serviço de atendimento de urgência e emergência; serviços de diagnóstico por imagem (radiologia, hemodinâmica, tomografia, ultrassonografia, ressonância magnética, endoscopia e exames oftalmológicos); centro cirúrgico com dez salas de cirurgia; unidade de ensino e pesquisa; unidade de apoio logístico; centro obstétrico; atendimento em fisioterapia e reabilitação; e um heliporto.

A estimativa é de que, diariamente, sejam realizados até 1.

920 consultas, 719 exames de patologia clínica e 35 ultrassons.

Em relação à internação, o HU comportará até 1.

180 internações mensais.

Além do atendimento e assistência à saúde para a população local, o HU será um espaço de aprendizado e de desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão para vários cursos da Unifap.

A previsão é que o hospital esteja concluído (obra e equipamentos) em maio de 2020.

*Foto: Manoel Pinto (Procri/Unifap)