Combate ao abuso e exploração infantil completa 20 anos de mobilização

A data foi escolhida em memória ao “Caso Araceli”, uma menina de 8 anos assassinada brutalmente.

Neste 18 de maio é celebrado 20 anos de mobilização no “Dia nacional de combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes”. O objetivo deste dia é mobilizar e informar a sociedade sobre a defesa dos direitos sexuais das crianças e adolescentes. A data foi escolhida em memória ao “Caso Araceli”, uma menina de apenas 8 anos que foi violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES). Esse dia foi instituído pela Lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, do Governo Federal, na maioria dos casos denunciados em 2019, a violência foi praticada por pessoas da família ou próximas à família, pelo padrasto ou madrasta (39,46%), pelo pai (18,45%) ou pela avó da vítima (3,43%). Ainda de acordo com o levantamento, as vítimas têm, em sua maioria, de 4 a 11 anos (42,07%) (Fonte: Site Infonet.br)

Campanha “Faça bonito”

A campanha “Faça bonito” é realizada anualmente pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e pela Rede ECPAT Brasil. O objetivo é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa aos direitos das crianças e adolescentes.

São feitas ações em diversos municípios brasileiros para celebrar este dia, mas em decorrência da pandemia do novo coronavírus as ações estão sendo reformuladas e promovidas online. As atividades serão divulgas nas redes sociais da campanha, como Instagram e Facebook.

Como denunciar

Todas as formas de violências, especialmente a sexual, afetam o crescimento de crianças e adolescentes. Confira alguns canais de denúncia:

Disque 100 – Disque Direitos Humanos;

Conselho Tutelar;

Safernet – Instituição focada em enfrentar violações de direitos humanos na Internet. As denúncias são feitas através do site: new.safernet.org.br/denuncie

190 – Polícia Militar.

Colaboração de Texto: Mayra Carvalho (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.