Docentes da UNIFAP participam de estudo sobre saúde mental, com dez universidades

A pesquisa analisa meios de enfrentamento á saúde mental no combate ao Covid-19

Pesquisadores e docentes da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) integram a equipe do estudo nacional sobre “Saúde Mental de Profissionais de Enfermagem no Brasil no contexto da Covid-19”. A pesquisa avalia a saúde mental dos profissionais de saúde no contexto da pandemia. Os docentes do curso de Enfermagem e pesquisadores em Saúde Mental, a Profª. Drª. Marina Nolli Bittencourt e Prof. Dr. José Luis da Cunha Pena, estão representando a UNIFAP no grupo de cientistas de dez universidades brasileiras.

O estudo nacional tem como objetivo analisar aspectos da saúde mental de profissionais atuantes na área da saúde e gestão e identificar as estratégias de enfrentamento utilizadas por eles no contexto da pandemia da Covid-19. A pesquisa avaliará o comportamento mental dos profissionais de: enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares); obstetrícia (parteira) desempenhando serviços em assistência ou gestão; de ensino e pesquisa (qualquer nível), ou sem atuação no momento.

Parceria entre universidades

A pesquisa é coordenada pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade Francisco de Paula Santander (UFPS), a Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e as universidades federais de São Carlos (UFSCAR), do Amapá (UNIFAP), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Mato Grosso (UFMT), do Pará (UFPA), de Alagoas (UFAL) e da Bahia (UFBA).

A pesquisa

O grupo de pesquisadores partiu da hipótese de que a saúde mental dos profissionais de enfermagem no país esteja sendo impactada e, a exemplos de estudos internacionais. Por outro lado, o enfrentamento da pandemia por eles, também, poderá afetar a estimativa de anos de vida saudáveis, em virtude das incapacidades geradas pelas condições mentais dessa categoria no contexto brasileiro. Estar na linha de combate a COVID-19 e correr riscos de contaminação ao cuidar de pessoas suspeitas e infectadas, pode causar efeitos que abala o estado emocional dos profissionais de enfermagem. Portanto, para cuidar do quadro de saúde mental, é preciso averiguar estratégias de enfrentamento e quais vêm sendo utilizadas.

De acordo com os docentes da UNIFAP, a Profª. Marina e o Prof. José Luis, a condução da pesquisa em parceria com docentes e pesquisadores de universidades com vasta experiência na área de Enfermagem em Saúde Mental, das cinco regiões do país, fortalece a sua abrangência, coleta e análise de dados e divulgação dos resultados em termos de perspectivas regionais e municipais.

Segundo os professores da UNIFAP, cada pesquisador representante de sua região junto a equipe, terá a função de participar da divulgação dos formulários nas mídias sociais por meio da técnica Bola de Neve Virtual, analisar os resultados obtidos em cada região do país, além de contribuir na análise e divulgação dos resultados em congressos, revistas científicas e meios de comunicação. Com os resultados dos estudos, será possível conduzir propostas de intervenções com vistas a proteger e promover a saúde mental, e prevenir agravos à saúde desse grupo.

Equipe da UNIFAP

A equipe de pesquisa na UNIFAP, é composta pelos docentes Profª. Drª. Me. Marina Nolli Bittencourt e Prof. Dr. Me. José Luis da Cunha Pena e colaboração de discentes e ex-alunos de graduação e pós-graduação da universidade: Enfermeira Ádria Sthella Guedes Paladino, Enfermeira Gabriella Furtado Monteiro, Darci Francisco dos Santos Junior – Mestrando da PPGEF, Thamires Gomes Sales – Graduada em enfermagem pela UNIFAP Maria Silvia da Costa Silvia – Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (Atenção à Saúde Mental) da UNIFAP.

Técnica Bola de Neve: O Uso das Redes Sociais Virtuais no Processo de Coleta de Dados de uma Pesquisa Científica

Para saber mais sobre o projeto acesse os perfis nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

Colaboração de Texto: Janaina Pelaes (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP) – Escritório Modelo “UNIFAP Notícias” 2020.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.