Ministério da Saúde lança projeto de suporte psicológico a profissionais do SUS

Ministério da Saúde lança projeto de suporte psicológico a profissionais do SUS

Compartilhe:

 

As teleconsultas  ficarão disponíveis até setembro de 2020, com expectativa de atendimento a 10 mil profissionais de saúde.

O TelePSI, iniciativa do Ministério da Saúde (ME) em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), é um projeto que oferece apoio psicológico aos profissionais de saúde que trabalham no enfrentamento da COVID-19. Já disponível, a central de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 20h, através de videochamadas. O TelePSI, que obtém um investimento federal de 2,3 milhões, surgiu pela necessidade de suporte emocional aos profissionais, que expostos aos riscos de contaminação diariamente, podem acarretar ansiedade, depressão, estresse e outros.

A equipe de atendimento conta com 36 profissionais de Psicologia e Psiquiatria que passaram por cursos de capacitação para atuar no projeto. A previsão é que o TelePSI alcance pelo menos 10 mil profissionais de saúde, de todas as categorias que atuam no combate a COVID-19, como médicos, biomédicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e farmacêuticos.

Segundo Maria Dilma Teodoro, diretora substituta do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, houve um aumento significativo de profissionais com sintomas de estresse, ansiedade e depressão. “Com o TelePSI conseguiremos evitar que esse sofrimento psíquico se agrave e se transforme em algo mais grave”, afirma Maria.

Além das teleconsultas, o projeto irá distribuir manuais e vídeos relacionados à psicoterapia, para que o conteúdo possa alcançar mais profissionais. A iniciativa de usar a psicoterapia em teleatendimento, diante das circunstâncias atuais de pandemia, é vista pela primeira vez, e será usada como base em pesquisas sobre a eficácia de diferentes modalidades de psicoterapia.

Sobre o atendimento

O primeiro contato deve ser feito por telefone, através do número 0800 644 6543, onde será feito o cadastro, avaliação e escolha de horários de atendimento.  As teleconsultas são feitas por videochamada, onde os profissionais do projetam usam estratégias de intervenção em situações de crise, por meio de psicoeducação, psicoterapia cognitivo-comportamental e psicoterapia interpessoal. Em casos mais graves, os pacientes serão encaminhados para o atendimento psiquiátrico, e se necessário o uso de remédios, para a rede de saúde local.

Arte: Divulgação Ministério da Saúde

Tome nota

O TelePSI faz parte do programa TeleSUS, que disponibiliza o teleatendimento clinico para a população, uma iniciativa do Ministério da Saúde. Atualmente, 3,4 milhões de pessoas estão em acompanhamento pelas plataformas TeleSUS.

Arte: Divulgação Ministério da Saúde

Acompanhe a plataforma do TelePSI: https://sites.google.com/hcpa.edu.br/telepsi/

Colaboração de Texto: Fernanda Miranda (Estagiária/UNIFAP) – Escritório Modelo “UNIFAP Notícias” 2020.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu