Bibliotecários participam de capacitação para Repositório Institucional

O acervo digital facilitará o acesso da comunidade interna e externa

As obras da nova Biblioteca Central (BCE) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Campus Marco Zero, seguem avançadas. Enquanto isso, a equipe de bibliotecários passa por capacitações para operar o “Repositório Institucional”, em instalação.

O novo sistema da BCE visa organizar, preservar e disseminar a informação para a produção do conhecimento, oferecendo suporte às atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais da UNIFAP. Hoje, com 28 cursos de graduação, além de 15 programas de Pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado), existe a necessidade de qualificar todo o repositório da Biblioteca do Campus. Com a implantação do Repositório o acervo ficará disponível para acesso digital.

CAPACITAÇÃO – A formação continuada dos profissionais da Biblioteca Central, dias 27 e 28 de agosto, foi ministrada pela equipe da Universidade Federal do Pará (UFPA), com presença dos servidores, Edisângela Paixão Santos e Ramon da Gama Cordeiro. Durante o curso, eles relataram as experiências com o Repositório Institucional da UFPA, implantado para dinamizar o acesso e preservação das produções da comunidade acadêmica.

De acordo com o diretor da Biblioteca Central da UNIFAP, Mário Lima Júnior, a capacitação busca preparar a equipe para operar o novo repositório. “Depois de implantado, começaremos a alimentar o sistema com as produções da Universidade. Então é muito importante essa vinda dos colegas da UFPA. Uma visibilidade das nossas produções em âmbito nacional e internacional”, explica o diretor.

Nova estrutura
No Repositório Institucional será possível acessar diversos documentos como TCC, monografias de especialização, dissertação de mestrado, tese de doutorado, artigos científicos, livros produzidos pela universidade, manuais, fotografias, ilustrações, obras de arte, registros sonoros, programa de computador, revistas, imagens, arquivos de áudio, arquivos de vídeos, marcas desenvolvidas pela UNIFAP, entre outros. Trata-se de um Acervo Digital com as produções dos cursos da Universidade.

Em breve, servidores e discentes da graduação e pós-graduação poderão depositar suas produções no Repositório Institucional. Além disso, toda a comunidade universitária e externa terá acesso aos trabalhos desenvolvidos pela UNIFAP, possibilitando, assim, a visibilidade das pesquisas científicas desenvolvidas no Estado do Amapá.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.