1º Seminário Amapaense de Patrimônio Cultural aborda conscientização urbana

O evento recebe a participação de profissionais arquitetos e urbanistas do Estado

Com proposta de promover a conscientização urbana e preservação dos patrimônios materiais e imateriais do Estado do Amapá, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá (CAU/AP), promove o 1º Seminário Amapaense de Patrimônio Cultural. O evento é realizado dias 29 e 30 de agosto, no anfiteatro da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). A atividade conta com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) e colegiados da UNIFAP.

Dora Monteiro (IPHAN) foi a palestrante desta quinta-feira, 29. Fotos: Inara Lopes – AsCom/ UNIFAP.

O Seminário recebe a participação de profissionais arquitetos e urbanistas do Estado, estudantes, docentes e comunidade em geral. As atividades incluem palestras e oficinas. O evento ocorre no contexto das comemorações ao Dia Nacional de Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto.

“A educação patrimonial é a principal ferramenta de preservação. Por meio do conhecimento é possível proteger o patrimônio cultural. O seminário visa abordas as escalas do patrimônio material, imaterial e arqueológico, estabelecendo parâmetros de gestão e proteção às referências específicas do Estado”, explica a coordenação geral do evento.

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima (CAU/RR), Jorge Romano Netto, é um dos palestrantes do Seminário.

Palestras

O evento recebe, ainda, a presença dos palestrantes: Eloane de Jesus Ramos Cantuária, docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFAP e arquiteta e membro do Conselho do Patrimônio Cultural de Macapá; o artista visual e fotógrafo, Prof. José de Vasconcelos Silva – docente da UNIFAP e coordenador do Grupo de Pesquisa Memórias Urbanas; o gerente do Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Amapá (NuPArq/IEPA), Marco Jesse Lopes da Silva.

Também estão presentes o cientista social, Alan Silva Nazaré (IEAPA); a representante do IPHAN-MinC na UNESCO e coordenadoria Geral de Preservação de Bens Culturais e Naturais do IPHAN, Dora Monteiro e Silva de Alcântara; o gerente do Núcleo de Pesquisa Arquiológica do IEPA, Lúcio Costa Leite; Marcos Antonio Gomes Mattos, doutor em Arqueologia e docente da UFPE; Rodrigo Nóbrega Machado, arquiteto e urbanista do IPHAN.

Clique nas imagens e veja a programação completa:

Outras informações: doity.com.br/seminariopatrimonio

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.