Documentário retrata a realidade das moradias em áreas de ressaca de Macapá

No filme são considerados os fatores que levaram as pessoas a habitar os locais, suas escolhas e as dificuldades do dia a dia.

O momento de isolamento social vivido também no Brasil foi oportuno para os produtores, do filme Housing Problems, terminarem a edição local da película. Housing Problems é uma obra audiovisual produzida pela primeira vez em 1935, em Londres. Foi o primeiro trabalho na história dos documentários, em que os moradores falaram diretamente para as câmeras, relatando os problemas que estavam enfrentando nas favelas de Londres. É um filme famoso na história do cinema, pois revela um momento  em que a classe trabalhadora ganha voz sobre o assunto.

Há alguns anos, o professor Dr. Peter Lucas, membro da New York University e da The New School University,  iniciou um projeto que consiste em fazer o remaking do filme (de 1935) em diferentes versões ao redor do mundo: o Amapá foi um dos locais escolhidos a partir de contato feito com a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Drª. Bianca Moro de Carvalho.

O interesse surgiu após contato estabelecido com a docente da UNIFAP, durante premiação em Nova Iorque da “Beca presidente Nestor Kirchner”, concedida ao Projeto de Extensão “Planejando com a Comunidade”, que descreve a ocupação informal das áreas de ressaca de Macapá, coordenado pela professora.

Em 2017, o Peter Lucas veio a Macapá a convite da docente da UNIFAP e  da Procuradora Geral de Justiça do Estado do Amapá, Dra.Ivana Lúcia Franco Cei, visitou a cidade e promoveu um seminário. “Generosamente ele chegou a Macapá de forma voluntária e propôs  para comunidade local fazer parte de seu projeto. Foi com uma grande honra para os envolvidos receber este convite, além de representar uma enorme oportunidade para chamar a atenção da situação crítica e desesperadora em que vivem os moradores das ressacas”, lembra Profa. Bianca Carvalho.

A equipe do documentário na oportunidade da visita do professor Dr. Peter Lucas.

O Filme

Com 21 minutos, o Housing Problems Macapá descreve a situação das moradias das pessoas que residem nas chamadas “áreas de ressacas”, comumente designadas as áreas úmidas, identificadas como campos herbáceos periodicamente inundáveis, que funcionam como bacias de acumulação e drenagem das águas das chuvas. No documentário, além das moradias, são considerados os fatores que as levaram a habitar os locais, suas escolhas e as dificuldades do dia-a-dia.

As imagens foram gravadas durante dois dias no bairro do Congós. O vídeo foi editado no ínicio deste ano. A docente da UNIFAP, Profa. Bianca Moro de Carvalho explica que esse lapso temporal, de três anos entre a produção e o produto final, justifica-se pela dificuldade que a equipe enfrentou em encontrar profissionais experientes na área de edição de documentário em Macapá.

Você pode assistir a versão “Housing Problems” das ressacas de Macapá,  localizadas na floresta amazônica brasileira no link: https://www.youtube.com/watch?v=63o0QFfZyig

Dados técnicos:

O acesso à comunidade foi orientado pelo Sr. José Elenildo (Mujoca).
O filme foi produzido pela Procuradora Geral de Justiça do Estado do Amapá Dra. Ivana Lúcia Franco Cei em associação com o Ministério Público do Amapá.
O filme foi dirigido por Peter Lucas e Bianca Moro.
Edição: Getúlio Barreto e Antônio Batista.

Sobre Peter Lucas:

Possui  doutorado pela NYU (Universidade de Nova York),  leciona no Programa de Pós-Graduação Julien J. Studley em Relações Internacionais da The New School.  Ele é cineasta e trabalha como diretor, produtor criativo e produtor de curtas e documentários. Em 2012, ganhou a bolsa John Simon Guggenheim por seu filme The Amazon Star, um diário de viagem visual pelo Rio Amazonas, atualmente em pós-produção. Em 2015 foi Pesquisador de Documentários no Sundance Institute por sua produção criativa no filme Hooligan Sparrow, dirigido por Nanfu Wang. Este filme estreou no Festival de Cinema de Sundance em janeiro de 2016 e agora está apresentado no circuito internacional de festivais.

Sobre Bianca Moro:

Doutora em urbanismo (Universidade Nacional Autônoma do México – UNAM), possui mestrado em habitação e urbanismo pela Architectural Association Graduate School (AA), em Londres. Foi coordenadora de Habitação no Estado do Amapá. Trabalha como professora de História da Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), onde desenvolveu várias investigações relacionadas a assentamentos irregulares, dentre essas experiências, a coordenação da pesquisa ASPAMS “Ocupação irregular de zonas úmidas no norte da Amazônia”, financiado pelo Ministério das Cidades. Foi premiada com a Bolsa Internacional Presidente Néstor Kirchner 2016-2017, onde apresentou seus estudos sobre a Amazônia em Nova York na The New School University. Em 2020,  publicou o livro “Habitação Popular na Amazônia: o caso das ressacas na cidade de Macapá”.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP UNIFAP. Crédito para fotos: ASSESP UNIFAP.