Espaço Francófono promoverá internacionalização na Universidade

Na cerimônia de inauguração, a vice-reitora ressaltou a importância do intercâmbio na UNIFAP.

Uma sala moderna e totalmente informatizada. Essa é a proposta do novo “Espaço Francófono Digital”, inaugurado, nesta quarta-feira, 22 de agosto, na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Integrada à Rede de Francofonia nas Américas (REFRA), a Agence Universitaire de la Francophonie Aux Amériques (AUF) tem por objetivo promover o intercâmbio acadêmico, cultural e científico, com outras instituições mundiais. O diretor da AUF para a América Latina, Gilles Mascle, participou da cerimônia.

A vice-reitora, Profa. Dra. Simone Delphin, participou da inauguração do Espaço Digital, no Bloco Aranha. Foto: Inara Lopes / AsCom UNIFAP.

Durante a inauguração, a vice-reitora da UNIFAP, Profa. Dra. Simone Delphin destacou a importância do intercâmbio na Universidade, por meio do novo espaço adquirido. “O Centro terá como uma das suas principais funções, a facilitação de grupos de pesquisas usando como norte a língua francesa”, explicou a vice-reitora.

Alunos, professores e técnicos da UNIFAP conheceram o novo espaço.  Prestigiaram o evento, o coordenador do Curso de Letras, Prof. Olaci Carvalho e o representante da Secretaria de Meio Ambiente do Amapá, Nilton Marcelo.

Conheça a Agência – O Espaço Digital está localizado nas dependências do Bloco Aranha. Conta com estrutura de 10 computadores com headphones e webcam, conectados a internet; 1 impresso, 1 notebook e, ainda, 1 TV LCD de 52”.

Sala moderna, com computadores conectados à internet. Foto: Inara Lopes / AsCom UNIFAP.

Essa parceria é uma ação do Setor de Cooperação e Relações Internacionais – Convênio, Intercâmbio e Mobilidade da Pró-Reitoria de Pró-Reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais (PROCRI) da UNIFAP. De acordo com o Pró-reitor, Silvio Sousa, a parceria busca proporcionar a difusão de expertises e iniciativas empreendedoras entre discentes, técnicos, docentes e pesquisadores, no mundo da francofonia.  “Esse espaço vem trazer um reforço enorme na internacionalização”, explicou o Pró-reitor. Confira mais fotos: https://www.facebook.com/unifapoficial

O que é a Francofonia – A Organização Internacional da Francofonia (OIF) foi criada em 1970, e têm por missão promover a solidariedade entre os 88 Estados e governos parceiros. Esse número representa mais de um terço dos estados membros das Nações Unidas, com um total de 890 milhões de pessoas, 300 milhões das quais são francófones. “A Francofonia é uma das grandes áreas linguísticas mundiais. Não se limita a um idioma em comum, dado que é também fundamentada no compartilhamento dos valores humanistas que foram veiculados pela língua francesa” (conforme o site).

Saiba mais: https://www.francophonie.org/

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.