Você está visualizando atualmente Universidade tem experiência premiada em mostra nacional do PET-Saúde Equidade

Universidade tem experiência premiada em mostra nacional do PET-Saúde Equidade

Projeto desenvolvido em Macapá sobre saúde mental, enfrentamento das violências e valorização das trabalhadoras do SUS recebeu reconhecimento durante encontro nacional promovido pelo Ministério da Saúde.

A experiência desenvolvida pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) no âmbito do PET-Saúde Equidade foi reconhecida e premiada durante a Mostra de Experiências Exitosas do programa, realizada em Brasília (DF) nos dias 13 e 14 de maio de 2026, durante o Encontro Nacional do Programa de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do SUS.

O trabalho premiado, intitulado “Saúde Mental, Violências e Valorização das Trabalhadoras e Futuras Trabalhadoras do SUS: trajetória do PET-Saúde Equidade na Amazônia”, foi apresentado pelo professor Diego Quaresma Ferreira, do curso de enfermagem do campus Binacional, e integra ações coordenadas pela professora doutora Maira Tiyomi Sacata Tongo Nazima.

A experiência destacou iniciativas desenvolvidas ao longo de 24 meses em unidades de saúde do município de Macapá, com foco na promoção da saúde mental, enfrentamento das violências no ambiente de trabalho e valorização de trabalhadoras e futuras trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS). As ações envolveram metodologias participativas, observação em cenários de saúde, construção coletiva de prioridades e intervenções baseadas em acolhimento e escuta qualificada.

“O reconhecimento nacional evidencia o protagonismo da UNIFAP e das experiências amazônicas na construção de estratégias inovadoras voltadas ao cuidado em saúde, à valorização profissional e à formação crítica de estudantes e trabalhadores do SUS”, avaliou o professor Diêgo Quaresma Ferreira.

Além da premiação, o encontro reuniu experiências e debates voltados à promoção da equidade, valorização das trabalhadoras da saúde e fortalecimento das políticas públicas no âmbito do SUS.

O PET-Saúde Equidade é uma iniciativa do Ministério da Saúde desenvolvida em parceria com instituições de ensino e serviços de saúde. O programa busca fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade, promovendo ações voltadas ao enfrentamento das desigualdades de gênero, raça, etnia, sexualidade, deficiências e outras vulnerabilidades sociais presentes no sistema público de saúde.

________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da Unifap:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/