Docentes das Universidades de Le Mans (França) e Alicante (Espanha) integram projeto internacional sobre inovação e desenvolvimento sustentável nos territórios rurais amazônicos, financiado pela Comissão Europeia. Unifap é uma das instituições parceiras.
O reitor em exercício da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Prof. Dr. Robert Zamora, recebeu na última segunda-feira, 17, os pesquisadores Prof. Dr. François Laurent, da Universidade de Le Mans (França), e Prof. Dr. José Daníel Gómez López, da Universidade de Alicante (Espanha), que integram o projeto de cooperação internacional “Inovações educativas, sociais e tecnológicas para o desenvolvimento agrícola sustentável e o cooperativismo nos territórios rurais da Amazônia equatoriana e brasileira (Icoopeb)”. A reunião ocorreu na Reitoria e contou com a participação dos docentes do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (PPGDAS/Unifap), que também fazem parte do Icoopeb.
Na oportunidade, o reitor em exercício pôde conhecer mais sobre o Icoopeb e as ações que estão sendo realizadas em parceria com a Universidade. A Unifap, por meio do PPGDAS, é uma das instituições brasileiras integrantes do projeto de cooperação internacional que objetiva criar diversas ferramentas digitais para o compartilhamento de conhecimentos a fim de trocar e ensinar o cooperativismo, a agroecologia e a transição socioecológica na Amazônia.

“Essas parcerias são importantes porque ajudam a Universidade a fortalecer a pesquisa, o ensino e a extensão, essas parcerias fortalecem o olhar para esses três eixos dentro da Instituição. A Unifap celebra, com bastante felicidade, esse tipo de parceria”, afirmou o Prof. Dr. Robert Zamora.
O Prof. Dr. Galdino Xavier, coordenador do projeto na Unifap, ressaltou que a parceria entre a Universidade e as duas instituições europeias é continua. “(…) Surgiu a partir de outras ações que a Unifap já desenvolvia envolvendo pesquisa e extensão com a agricultura familiar e com populações tradicionais na Amazônia, com pesquisas de décadas atrás. No âmbito desse grupo de universidades e pesquisadores do PPGDAS, Prof. Antônio Filocreão e Prof. Marco Chagas já lideravam essa linha de debate com essas instituições, então houve essa aproximação que resultou o projeto Icoopeb”, explicou.

Sobre o Icoopeb
O projeto de pesquisa e extensão Inovações educativas, sociais e tecnológicas para o desenvolvimento agrícola sustentável e o cooperativismo nos territórios rurais da Amazônia equatoriana e brasileira (Icoopeb) é coordenado na Universidade de Le Mans (França) e terá uma duração de três anos (2023 – 2026). É co-financiado pela Comissão Europeia e foi selecionado pelo ERASMUS+ Capacity Building, programa europeu de financiamento para a educação, formação, juventude e desporto.
O Icoopeb criará diversas ferramentas digitais como um mapa colaborativo, vídeos pedagógicos, uma plataforma de compartilhamento de conhecimentos a fim de trocar e ensinar o cooperativismo, a agroecologia e a transição socioecológicas nos territórios amazônicos.
Segundo o coordenador-geral do Icoopeb, Prof. Dr. François Laurent, o Icoopeb abordará a questão do desenvolvimento territorial sustentável da bacia amazônica, vinculando nove universidades da França, Brasil e Equador.
“O objetivo do projeto é desenvolver ferramentas digitais que serão usadas pelos alunos, professores e pequenos produtores rurais e populações indígenas da Amazônia para tratar dos temas importantes da transição agroecológica, da valorização dos saberes tradicionais, das plantas medicinais, do desenvolvimento local e territorial, do beneficiamento e transformação dos produtos agrícolas em produtos para vender no mercado. O projeto tem esse objetivo também de aproximar o mundo universitário, o mundo acadêmico do mundo profissional dos produtores familiares e também de apoiar, como forma de desenvolvimento baseado sobre as cooperativas e associações, uma forma mais conectada de desenvolvimento das comunidades”, descreveu Laurent.

O Prof. Dr. José Daniel López destacou a importância do projeto de cooperação internacional que visa contribuir com a população rural da Amazônia.
“A partir dessa realidade e pensando sempre no projeto da União Europeia, consideramos que seria muito importante e pertinente trazer, dentro da lógica do mundo rural, aqueles aspectos que seriam muito convenientes para a população que mora no mundo rural amazônico. A partir daí surge a ideia de um projeto europeu unindo quatro países: França, Espanha, Equador e Brasil (…)”, aditou López.

Pela Unifap, participam do projeto os Profs. Drs. Antônio Filocreão, Galdino Xavier e José Francisco Ferreira, do Programa de pós-graduação em Desenvolvimento da Amazônia Sustentável (PPGDAS); o Prof. Dr. Jodival Costa, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira (PPGEF); e a Profa. Dra. Patrícia Chaves, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo).
Além da Unifap, da Universidade de Le Mans e da Universidade de Alicante, o Icoopeb conta com a participação de pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), da Universidad Central del Ecuador (UCE), da Universidad Regional Autónoma de los Andes (Uniandes), Universidad Miguel Hernandez (Espanha) e do Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (França).
De acordo com o Prof. Dr. Galdino Xavier, um dos principais resultados esperados é a produção de um material didático que será disponibilizado ao final do projeto.
“[O material didático] resultado de registro das práticas produtivas sustentáveis no sul do Amapá que envolvem a produção agroecológica, a produção extrativista e que tem relação direta com a soberania alimentar de muitas famílias que ali residem. Essas experiências serão utilizadas como material didático tanto nas universidades da Amazônia brasileira como da Amazônia peruana e também de fora da região amazônica, em outros países, visto que será um material produzido em três idiomas: português, espanhol e francês”, concluiu Xavier.
Saiba mais sobre o projeto em https://icoopeb.org/.


* Com informações do site oficial do Icoopeb
* Fotos: José Eduardo Lima (Assesp/Unifap)
Conheça as Redes Oficiais da Unifap:
Facebook – www.facebook.com/unifapoficial/ | Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/
