SNCT Unifap iniciou nesta quarta-feira (29/10). Programação é gratuita e segue até sexta-feira (31/10), na Biblioteca Central, em Macapá (AP).
* Por Jacqueline Araújo (Assesp/Unifap)
A ciência, tecnologia e inovação produzidas pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) têm endereço fixo nesta semana. Iniciou, nesta quarta-feira (29/10), a programação da Instituição dentro da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2025). O evento é gratuito, aberto ao público e vai até o dia 31, na Biblioteca Central, que fica no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).
CONFIRA O SITE OFICIAL DA SNCT UNIFAP
Criada em 2004, a SNCT é o maior evento de popularização da ciência do Brasil. Em 22 anos, já contou com mais de um milhão de participantes em todo o país. O evento é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e promove o acesso democrático ao conhecimento, estimula a curiosidade científica e integra escolas, universidades, institutos de pesquisa, museus, empresas, governos e sociedade civil.
Na Unifap, a abertura do evento contou com a presença da vice-reitora da Unifap, Profa. Dra. Ana Cristina Maués; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Lailson Lemos; o diretor do Departamento de Pesquisa (DPq) e coordenador da SNCT Unifap, Prof. Dr. Cleydson Breno Santos; o coordenador de Estratégias e Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec), Marcos Marques; do representante do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Dr. Orleno da Silva Júnior; do representante da Rede Bionorte e vice-diretor da Associação Brasileira de Química – Regional AP, Prof. Dr. Alan Cunha.

Em seu discurso, a vice-reitora da Unifap citou o teórico social Anthony Giddens para destacar que o mundo contemporâneo está em crise, mas que a humanidade possui caminhos para que enfrentar os desafios atuais, como as mudanças climáticas, o terrorismo, o fascismo, crises econômicas e pandemias.
“Esse mundo, no entanto, também é um mundo de transição, no qual há riscos imediatos, mas também a oportunidade de pensar o futuro de forma mais democrática e sustentável. A SNCT é um evento não só para discutir ciência e tecnologia, mas é um evento que possa pensar, também, sobre o futuro da humanidade de maneiras mais solidárias e comprometidas com os povos, principalmente os tradicionais que habitam a nossa realidade amazônica”, avaliou.
O coordenador do evento, Prof. Dr. Cleydson Breno dos Santos, agradeceu a todos ao parceiros institucionais e ao público do evento. “A SNCT é um espaço vivo de aprendizado, troca de experiências e valorização da ciência e da tecnologia. (…) Desejo que essa Semana seja produtiva, inspiradora e marcada pela curiosidade, pela criatividade, pelo compromisso com o conhecimento científico”, destacou.
Alunos e professor da Escola Estadual Augusto Antunes se apresentaram na abertura do evento, cantando canções amapaenses e populares.


Programação
A SNCT Unifap contará com palestras e talk shows científicos que abordarão temas como bioplástico e cultura oceânica, tecnologias sociais e energias renováveis para a gestão da água na Amazônia, biodiversidade tropical e a exploração de petróleo e gás na Bacia Marítima da Foz do Amazonas, entre outros.
No primeiro dia do evento, o público pôde conferir a exposição de acervos de animais do curso de Ciências Biológicas; o estande do projeto de educação ambiental do curso de Ciências Ambientais; e Auriculoterapia e suas modalidades, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS/Unifap).
Os minicursos ofertados são “Química em Movimento: Explorando os Oceanos e a Amazônia no Ensino Não Formal de Ciências”, “Da Ciência ao Mercado: Estratégias para Criar Negócios Sustentáveis no estado do Amapá”, “Tecnologia STEM plus Culture – a interseção entre a tecnologia e o notorius saber popular para Obtenção de Água Potável para populações Isoladas” e “Ferramentas ecológicas para o monitoramento de ambientes aquáticos: peixes, água e macrófitas aquáticas em foco”.
CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
A visitante Ana Beatriz Silva afirmou que as exposições e o evento estavam muito interessantes. “Eu acho maravilhoso porque expõe os assuntos científicos de uma forma acessível aos acadêmicos daqui, porque pessoas de outros cursos conseguem vir conversar sobre assuntos que não diz respeito a um curso específico, mas a toda sociedade”, afirmou.

A SNCT Unifap é uma organização da Universidade, por meio do Departamento de Pesquisa (DPq), da Rede Bionorte e Biotecnologia da Amazônia Legal e da Associação Brasileira de Química – Regional Amapá (ABQ-AP). E conta com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), Iepa, Laboratório de Modelagem Química Computacional (LMQC) e TV Universitária.
O patrocínio é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).






















_________________________________________________
Conheça as Redes Oficiais da Unifap:
Facebook – www.facebook.com/unifapoficial/ | Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/






