Espaço inaugurado no dia 31 de outubro é uma parceria entre a Universidade e a Associação Universitária da Francofonia (nas Américas). Objetivo é promover ações de extensão, desenvolver recursos educacionais e capacitar estudantes e profissionais.
A Universidade Federal do Amapá e a Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) [Associação Universitária da Francofonia (nas Américas)] inauguraram na última quinta-feira, 31 de outubro, no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP), o Centro de Empregabilidade Francófono (CEF) e o Campus Digital Francófono (CNF). O espaço será integrado com diversas instituições francófonas [países que possuem o francês como idioma oficial] para capacitar estudantes e profissionais amapaenses.
O CEF/CNF irá oferecer cursos de curta duração, workshops e capacitações em formatos híbrido e EAD, além de tutoria com nativos francófonos, seja presencial ou a distância, voltada para a formação de discentes e docentes. A estrutura também possibilita a realização de ações colaborativas com outras instituições e universidades francófonas, ampliando o alcance e impacto do projeto.

Em seu discurso durante a cerimônia de inauguração, a vice-reitora da Unifap, Profa. Dra. Ana Cristina Maués, ressaltou que a implantação do Centro simbolizava o compromisso da Universidade com a internacionalização do conhecimento, com a capacitação profissional e com a construção de pontes que ultrapassam fronteiras.
”Este espaço é muito mais do que um centro de treinamento: é um ponto de encontro de ideias, um laboratório de inovação e uma vitrine para a produção de conhecimento compartilhado. Abrimos as portas para projetos técnicos, científicos e extensionistas que incentivam o pensamento criativo e promovem o desenvolvimento de competências que serão essenciais em um mundo cada vez mais interconectado”, afirmou a vice-reitora.

Na Unifap, o escritório de atendimento do CEF/CNF será no Bloco Aranha, no campus universitário Marco Zero do Equador. O diretor da AUF-América, Gilles Mascle, declarou que “esse Centro tem uma pretensão muito simples: queremos oferecer aos estudantes da Unifap um espaço onde o fato de falar Francês vai poder permitir ter acesso a diferentes serviços gratuitos, como orientação profissional, aquisição de competências transversais, certificação e reflexão sobre seu futuro”.

A coordenadora local do CEF/CNF, Profa. Dra. Josiane Damasceno, elencou em seu discurso as diversas atividades que já foram realizadas pelo projeto no âmbito da Instituição, como minicursos, oficinas de francês para áreas profissionais como saúde, comércio, entre outros, francês para iniciantes e mobilidade internacional. “As portas estão sendo cada vez mais abertas e um espaço dedicado aos projetos será muito mais interessante para que possamos desenvolver mais atividades e é esse o intuito, ampliar cada vez mais essas ações”, apontou.
A cerimônia de inauguração, ocorrida no auditório da Biblioteca Central, também foi marcada pelos depoimentos de dois discentes, Danilo Othon e John Junior, que relataram suas experiências com as atividades do projeto e como elas contribuíram para a formação profissional deles. Ao final, os presentes puderam conhecer o novo espaço de formação acadêmica e profissional da Unifap/AUF-América.












_________________________________________________
Conheça as Redes Oficiais da Unifap:
Facebook – www.facebook.com/unifapoficial/ | Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

