Em geral, 74,6% dos servidores demonstraram ter orgulho em fazer parte da Universidade.
O Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), realizou a primeira Pesquisa de Satisfação na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Um dos objetivos da pesquisa foi abordagem dos “Servidores Satisfeitos”, presente no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2015-2019) da Instituição, a avaliação ocorreu no período de 14 de fevereiro a 4 de março de 2020. Os dados obtidos serão usados como referência para a elaboração do Planejamento Estratégico da PROGEP.
Arte Divulgação/PROGEP.
“A pesquisa serviu para dar um norte nas ações que devem ser prioritárias em 2020. Recebemos muitas sugestões quanto às atividades de reconhecimento profissional, melhorias nos fluxos de processos, aos horários das capacitações. Então foi muito válida a aplicação da pesquisa”, afirma a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, Jéssica Meneses. Em 2019, a Assessoria Especial da Reitoria (ASSESP) lançou a Campanha “Orgulho de Ser UNIFAP”. De acordo com a diretora do DPP, essas ações internas ajudam nas projeções e refletem nos resultados alcançados.
Para a realização da pesquisa, foi elaborado um questionário online de 37 questões, sendo 05 questões abertas para recebimento de críticas e sugestões. A avaliação ocorreu através das seguintes categorias: processos, capacitação, instituição, reconhecimento profissional, relações interpessoais e geral (Instituição). O questionário foi divulgado por meio de sites oficiais da UNIFAP, e-mail institucional, memorando circular e redes sociais. No entanto, apenas 10,77% dos servidores responderam.
Os resultados
Avaliação da Instituição – 68,35% dos técnicos e 83,72% dos docentes demonstraram ter orgulho em trabalhar na UNIFAP.
Capacitação e qualificação – 51,21% dos servidores técnico-administrativos e 48,83% dos docentes demonstraram satisfação.
Processos de trabalh0 – 62,60% dos servidores demonstraram estar satisfeitos quanto às informações disponíveis pela PROGEP para abertura de processos, e 58,53% estão satisfeitos quanto à agilidade nos fluxos dos processos.
Qualidade de vida de seus servidores – 59% dos servidores avaliam como satisfatória as ações realizadas pela PROGEP, e 60,1% estão satisfeitos quanto a divulgação das ações de qualidade de vida desenvolvidas (atendimentos, exames periódicos, programas), e 52,4% quanto às ações da UNIFAP voltadas à atenção à saúde do servidor.
Reconhecimento profissional – 44,7% dos servidores apontaram estarem satisfeitos com as atividades exercidas na Universidade e com o aproveitamento de suas habilidades.
Relações interpessoais – 67,08% dos servidores técnico-administrativos e 65,11% dos docentes avaliam como positivos os relacionamentos estabelecidos entre os colegas de trabalho, em geral, 65,8 % dos servidores.
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP UNIFAP. Crédito para fotos: ASSESP UNIFAP.