Você está visualizando atualmente Setembro da Visibilidade do Surdo na Unifap chega à sétima edição

Setembro da Visibilidade do Surdo na Unifap chega à sétima edição

Evento ocorreu nos dias 26 e 27 deste mês e promoveu debate sobre as conquistas e as experiências de pessoas surdas na sociedade brasileira.


O Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), realizou a 7ª edição do Setembro da Visibilidade do Surdo, nos dias 26 e 27 de setembro, na Unifap. O evento teve como público-alvo alunos do curso de Letras, da Universidade, intérpretes de libras, estudantes dos projetos de extensão Libras na Saúde e Libras Para a Comunidade e comunidade externa. Com uma apresentação de coral, do projeto de extensão Unifap em Cena, a programação foi aberta.

Alunos do projeto de extensão Unifap em Cena apresentando músicas regionais.


Para a vice-coordenadora do Profid, Natália Vasconcelos, é importante que um evento como este esteja sendo realizado, “a 7ª edição do Setembro da Visibilidade do Surdo tem como objetivo unir, em conjunto, em prol de uma causa, a celebração do Dia Nacional do Surdo, dar visibilidade e comemorar todas as conquistas da comunidade”, afirma.

Natália Vasconcelos, vice-coordenadora do Profid e coordenadora do Libras na Saúde.

Dia Nacional do Surdo
No dia 26 de setembro, celebra-se o Dia Nacional do Surdo, data essa que convida à reflexão sobre a importância de debater a presença e a atuação das pessoas surdas na sociedade brasileira, incluindo os desafios no campo de trabalho, acadêmico e social.

Intérprete de Libras.

O dia (26) foi marcado por diversos momentos de reflexão e debate, incluindo a origem dos projetos de ensino da Libras desde a 1° edição do evento. Momentos de conversação e outros momentos enriqueceram conhecimento sobre a cultura surda.

Hudson Olinto, universitário, compartilhou seu depoimento sobre sua experiência como surdo e a importância da realização da 7° edição Setembro da Visibilidade do Surdo. “A minha experiência no curso de Letras-Libras tem sido muito boa, pois traz uma interação entre ouvintes, os surdos, a comunicação e a troca entre o Português e a Libras. Hoje, pude vivenciar essa prática, onde ambos conseguem se comunicar em sua língua materna. E este evento será muito útil para mim, pois no futuro serei professor de Língua de Sinais”, relata o acadêmico.

Hudson Olinto (ao lado da intérprete de libras, Jennyfer Jhorrana) pretende seguir na área da educação com enfoque a línguas de sinais.

A programação seguiu com palestras ministradas por convidados nacionais e regionais. O primeiro dia se estendeu durante tarde e noite com palestras, mesa-redonda e apresentações culturais. Já no segundo dia, seguiu com minicursos, oficinas e sessões de comunicação.

O evento teve como parceria o Laboratório de Edição e Divulgação Científica (Fólio), Associação de Tradutores e Intérpretes de Libras – Português (Astilap) o projeto de extensão Libras na Saúde e o curso de Letras Libras da Unifap.

Sobre o Profid
O Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid) é um programa de extensão e pesquisa que tem por objetivo o diálogo permanente da Universidade Federal do Amapá (Unifap) com a sociedade, na compreensão de seu papel pela formação de uma universidade mais inclusiva e engajada, mediante a democratização de conhecimentos, artes, cultura e das ciências produzidas nesta Instituição de Ensino Superior.

*Texto e fotos: Lucas Oliveira (Bolsista Assesp/Unifap)

_________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da Unifap:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/