Você está visualizando atualmente Seminário comemora 20 anos do Mestrado em Desenvolvimento da Amazônia Sustentável

Seminário comemora 20 anos do Mestrado em Desenvolvimento da Amazônia Sustentável

Ao todo, estão sendo ofertadas 1.575 vagas, em 35 cursos de graduação dos campi Marco Zero do Equador (Macapá) e Santana.

Com o objetivo de debater temáticas relacionadas à sustentabilidade e desenvolvimento amazônicos e comemorar os 20 anos de existência, o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento da Amazônia Sustentável (PPGDAS), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), realizou o V Seminário de Desenvolvimento Regional. O evento ocorreu nos dias 28 e 29 de maio, no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

A coordenadora do evento e do PPGDAS, Profa. Dra. Marília Lobato, ressaltou que o seminário contribui para a integração entre docentes, mestrandos, técnicos administrativos, pesquisadores e egressos do mestrado e as comunidades locais que têm contribuído para o desenvolvimento das pesquisas e atividades do programa de pós-graduação, como a Reserva Cajari, em Laranjal do Jari.

Lobato também enfatizou que eventos como o seminário potencializam o acesso da sociedade ao que está sendo pesquisado localmente sobre a Amazônia amapaense.

“A gente tem assimetrias regionais muito profundas que dificultam a inserção, na pós-graduação, de pessoas da comunidade, de povos indígenas, pessoas com deficiência, então estamos com este evento para mostrar às pessoas que estão em diferentes situações de vulnerabilidade social que é possível integrar, tentando criar estratégias para reduzir as desigualdades sociais a partir do âmbito da pesquisa, da extensão e do ensino”, afirmou a docente.

A programação iniciou na manhã do dia 29 com a palestra “A sociobiodiversidade da Amazônia para pesquisas em redes internacionais”, com o docente da Universidade Le Mans, na França, e professor visitante no PPGDAS, Prof. Dr. François Laurent.

À tarde, ocorreram a palestra “Utopias urbano-naturais e metamorfose do urbano extensivo: implicação para a Amazônia”, ministrada pelo docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Prof. Dr. Roberto Monte-Mór, e a mesa-redonda “A história e desenvolvimento do Amapá”, com os docentes do PPGDAS, Profa. Dra. Valdenira Ferreira, Prof. Dr. Antônio Sérgio Filocreão e Prof. Dr. José Alberto Tostes. A programação contou também com apresentação de trabalhos.

O docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Prof. Dr. Roberto Monte-Mór, ministrou a palestra “Utopias urbano-naturais e metamorfose do urbano extensivo: implicação para a Amazônia”.

Para Aline Ferreira, que faz parte da turma 2025 do PPGDAS, o seminário significou o primeiro contato mais aprofundado com os temas que serão estudados ao longo do mestrado.

“Está sendo interessante observar a quantidade de produção científica e de conhecimento que existe sobre o desenvolvimento da amazônia sustentável, sobre sustentabilidade, sobre formas de se pensar o crescimento dessa região respeitando tudo que é dela. O seminário é uma oportunidade para qualquer pessoa de se descobrir muito do que se tem feito (…) e implementar na sua realidade e ajudar, de certa forma, a mudar um pouco toda a situação social e ambiental que a gente vive”, observou a mestranda.  

 Thayse Karoline Souza é acadêmica do quinto semestre de Arquitetura e Urbanismo e se interessou em participar do evento porque tem considerado fazer o seu mestrado no PPGDAS. “Estou achando muito interessante ter palestrantes de fora no evento e pretendo me ‘alimentar’ do conhecimento e, de alguma forma, contribuir também”, declarou.  

  Sobre o PPGDAS
Fundado como Programa de Pós-Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGMDR) em 2006, o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento da Amazônia Sustentável (PPGDAS) foi o primeiro na área de ciências sociais aplicadas no Amapá.

Com mais de 200 dissertações defendidas ao longo dos 20 anos de existência, o PPGDAS contribuiu para a expansão da pós-graduação no estado, formando vários docentes que hoje estão à frente de outras pós-graduações, além de técnicos, pesquisadores e profissionais que protagonizam o debate sobre desenvolvimento da Amazônia e do Amapá.

Confira, abaixo, um vídeo que conta a história do mestrado:

Veja alguns momentos do evento:

_________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da Unifap:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/