Você está visualizando atualmente Pesquisadores da Unifap realizam visita de colaboração técnico-científica na Universidade de Granada (Espanha)

Pesquisadores da Unifap realizam visita de colaboração técnico-científica na Universidade de Granada (Espanha)

Mobilidade acadêmica do docente, Prof. Dr. Cleydson Santos, e da técnica de laboratório, Dra. Luciana Sampaio, ambos vinculados ao curso de Ciências Biológicas, segue até 31 deste mês.

O docente do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Prof. Dr. Cleydson Breno Rodrigues dos Santos, e a técnica de laboratório da graduação, Dra. Luciana Sampaio Lima, estão na cidade de Granada (Espanha) para desenvolver uma colaboração técnico-científica com a Universidad de Granada (UGR), sob a supervisão do Dr. Joaquín Campos, vinculado ao Departamento de Química Farmacêutica e Orgânica da Faculdade de Farmácia, campus de Cartuja. A mobilidade acadêmica ocorre até dia 31 deste mês.

O Prof. Dr. Cleydson Breno Rodrigues dos Santos atualmente é Diretor do Departamento de Pesquisa (DPq/Unifap), bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora na modalidade 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e orienta trabalhos em programas de pós-graduação na Universidade. A Dra. Luciana Sampaio Lima é técnica do Laboratório de Biologia Molecular e Biotecnologia. Os pesquisadores fazem parte do grupo de pesquisa Química Computacional Aplicada da Unifap, cadastrado no CNPq.

A pesquisa do Prof. Dr. Cleydson Breno Santos e da Dra. Luciana Lima se concentra na abordagem de bioquimioinformática associada na identificação de potenciais agentes antimicrobianos frente as cepas de patógenos de humanos e animais (vertebrados e invertebrados).

Segundo os pesquisadores, o objetivo da pesquisa é criar um banco de dados de moléculas sintéticas produzidas pelo grupo de pesquisadores da Universidade de Granada e aplicar ferramentas de bioquimioinformáticas que possam transformar os resultados em soluções biotecnológicas inovadoras aplicadas a demandas emergentes. Além de desenvolver e avaliar uma plataforma digital de cunho científico, educacional e social para fortalecer a rede de pesquisa em desenvolvimento.

Da esquerda para a direita: Dr. Cleydson Breno (Unifap), Dra. María Dora Carrión Peregrina (UGR), Dra. Ana Conejo García (UGR), Dra. Luciana Lima (Unifap), Dr. Joaquín Campos (UGR) e Dr. Jo de Farias Lima (Embrapa Amapá).

Para o Prof. Dr. Cleydson Breno, a colaboração com a Universidade de Granada proporcionará uma rica colaboração de conhecimentos científicos e tecnológicos, criando um ambiente propício à inovação e à pesquisa avançada na área de bioquimioinformática, ainda incipiente no estado do Amapá.

“Essa colaboração representa uma oportunidade única para fortalecer de maneira expressiva a pesquisa em microbiologia e bioquímica, promovendo avanços significativos em estudos que impactam diretamente a saúde pública. As perspectivas de desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas e tratamentos inovadores são de imensa relevância para a sociedade. Estamos plenamente confiantes de que essa experiência não apenas agregará valor ao nosso trabalho, mas também elevará o patamar da produção acadêmica da Unifap, contribuindo de forma substancial para o progresso da comunidade científica global”, ressalta o Prof. Dr. Cleydson Breno.

“Este projeto representa um marco significativo na busca por soluções inovadoras para o enfrentamento de patógenos dotados de resistência antimicrobiana, um dos maiores desafios da saúde pública na atualidade. Ao integrar técnicas de bioquimioinformática com análises microbiológicas, estamos abrindo novos caminhos para o desenvolvimento de compostos antimicrobianos mais eficazes e direcionados. Além de ampliar o conhecimento, essa iniciativa fortalece o papel e as competências técnico-científicas da Unifap como protagonista da Amazônia no cenário da pesquisa global”, destaca a Dra. Luciana Lima.

A mobilidade acadêmica foi viabilizada pelos editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap): Chamada Pública nº 006/2022 Fapeap/CNPq – Programa de Fixação de Jovens Doutores no Brasil e Edital nº 004/2024 Fapeap – Programa de Mobilidade Acadêmica.

Texto e fotos: Divulgação / Grupo de Pesquisa Química Computacional Aplicada da Unifap

_________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da Unifap:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/