Você está visualizando atualmente Nota de Repúdio – Agressão ao docente Rafael Costa Santos

Nota de Repúdio – Agressão ao docente Rafael Costa Santos

A Reitoria da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em nome de toda a comunidade universitária, expressa seu veemente repúdio à violência perpetrada por policiais militares contra o servidor Rafael Costa Santos, professor do Curso de Letras Francês, do Campus Binacional da Unifap, na noite de segunda-feira (03/03/2025), na cidade de Oiapoque, por suposta motivação política.

A Unifap reafirma que a liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na Constituição, sendo essencial para a dignidade do indivíduo e para a estrutura democrática do nosso Estado. A agressão ao servidor não foi apenas um ataque à sua pessoa, mas também uma ofensa ao Estado Democrático de Direito.

Reiteramos nosso total repúdio a qualquer forma de violência e silenciamento que propague o ódio e a intolerância. Manifestamos nossa solidariedade ao professor Rafael Costa Santos e reafirmamos o compromisso da Unifap em defesa da democracia e da pluralidade de ideias.

A Unifap está em diálogo com o Governo do Estado e os demais entes públicos para solicitar à Corregedoria da Polícia Militar para que, em caráter de urgência, adote as medidas necessárias para responsabilizar os envolvidos nesse ato covarde de violência e repressão.