Você está visualizando atualmente Letras/Inglês EAD é conceito 4 em avaliação do MEC, em escala que vai até 5

Letras/Inglês EAD é conceito 4 em avaliação do MEC, em escala que vai até 5

Avaliação ocorreu no período de 9 a 11 de outubro, em formato remoto.

O curso de Licenciatura em Letras/Inglês da Universidade Federal do Amapá (Unifap), na modalidade de educação a distância (EAD), conquistou conceito 4, em uma escala que vai de 1 a 5, na avaliação de curso realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). A avaliação ocorreu remotamente no período de 9 a 11 de outubro deste ano e faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que busca garantir a qualidade da educação superior ofertada no país.

Para o coordenador do curso, Profa. Dr. Victor Cantuário, o conceito 4 do MEC é resultado e reconhecimento do trabalho em equipe, que realizou ações e atividades para garantir a continuação da graduação.

“O Curso foi avaliado em 2022 e obteve nota inferior a 3. A partir deste resultado, tivemos de passar pelo chamado Protocolo de Compromisso, processo que antecedeu a nova avaliação e representou um momento de ajuste do Curso para sanar os problemas identificados naquele momento. Desde então, iniciamos uma série de ações e mobilização envolvendo coordenadores de Polo, de tutoria, docentes, discentes e equipe da EAD. A nota obtida reflete os ajustes realizados e o trabalho em equipe, além de demonstrar que o Curso de Letras-Inglês/EaD está cumprindo sua função institucional e social. Ainda há aspectos a melhorar e estamos empenhados para que possamos obter a nota máxima no futuro”, apontou Cantuário.

Prof. Dr. Victor Cantuário, coordenador do curso.

A avaliação do MEC focou em três dimensões da graduação: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

“Foram avaliados a infraestrutura física vinculada ao Curso (espaço dos polos, salas de aula, laboratório, biblioteca e acervo bibliográfico), o vínculo e formação do corpo docente, a participação discente em pesquisa e extensão e como ocorre seu processo de formação acadêmica na EaD, a atuação dos coordenadores de polo e da equipe multidisciplinar (coordenador de tutoria, coordenador e apoio pedagógico, diagramação e gestão Moodle) e a documentação da Instituição, bem como do Curso (Regimento Geral, PPC, atas de reunião de Colegiado e NDE)”, explicou o coordenador.

Sobre a graduação
O curso de Licenciatura em Letras/Inglês EAD existe desde 2017 e tem a duração de quatro anos. A entrada na graduação é feita por meio de processos seletivos realizados a partir de edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Governo Federal. No último edital, foram ofertadas 100 vagas.

A licenciatura possui, atualmente, três polos presenciais: Santana, Vitória do Jari e Pedra Branca do Amapari. A partir do ano que vem, a graduação também será ofertada nos polos de Macapá e Oiapoque.

A graduação visa formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.

Saiba mais em https://www2.unifap.br/ead/li/.

* Com informações do site do curso

_________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da Unifap:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/