Evento ocorreu dias 1º e 3 de outubro, com a apresentação de sete projetos. As propostas têm como foco o aperfeiçoamento dos programas de residência em saúde, a qualificação da preceptoria e o fortalecimento de práticas de cuidado e ensino voltadas à realidade do SUS no Amapá.
O auditório do Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), sediou, nos dias 1º e 3 de outubro, o Encontro Regional do Projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS). Durante o evento, houve a apresentação dos projetos de intervenção elaborados por gestores e preceptores que participam da especialização em Gestão de Programas de Residência e Preceptoria no SUS.
O curso é uma parceria com o Hospital Sírio-Libanês, o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
Na abertura do encontro, o representante da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unifap, Prof. Dr. Cleydson Breno Rodrigues dos Santos, destacou a importância da formação em um estado como o Amapá, geograficamente isolado, ainda com dificuldades de fixação profissional, logística complexas e desigualdade de acesso ao acesso aos serviços de saúde. “Formar profissionais de saúde, nesse contexto, exige muito mais que conhecimento técnico. Vai nos exigir sensibilidade, compromisso social e capacidade de dialogar com a realidade amazônica, avaliou.

A facilitadora de aprendizagem no Hospital Sírio Libanês, Profa. Dra. Carla Maria Vieira, ressaltou que sete projetos de intervenção na área da saúde estão sendo desenvolvidos com a Unifap e o HU. “São sete projetos na área de residência médica e de residência multiprofissional e de qualificação da preceptoria de programas de residência que ocorrem no HU e também em outros campos externos, com a parceria das secretarias municipal e estadual de saúde”, explicou.

No dia 3, houve a apresentação dos projetos de intervenção para os participantes do evento. O encontro marcou o encerramento de uma importante etapa da formação, consolidando a integração entre ensino, serviço e gestão. Para os participantes, a experiência reforça o papel das residências como espaços estratégicos de aprendizagem e inovação no SUS, onde a qualificação profissional se alia ao compromisso social com o cuidado coletivo.
A Profa. Dra. Luzilena de Sousa Prudêncio, aluna do curso como gestora de residência, avaliou que é uma oportunidade de construir conhecimento, por meio do Hospital Sírio-Libanês, em um investimento não apenas em preceptores, mas em gestores de residência. “É um curso de dois anos no qual, a cada encontro, será possível trocar e ampliar experiências e conhecimentos. Hoje temos um espaço de conhecimento, um hospital de ensino, o Hospital Universitário, que os auxilia de sobremaneira nessa missão”, disse.






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