Você está visualizando atualmente Estudantes da Unifap apresentam trabalhos de iniciação científica no XIV CONAIC 2025

Estudantes da Unifap apresentam trabalhos de iniciação científica no XIV CONAIC 2025

Com 14 edições, o CONAIC se consolida como o principal evento de divulgação científica e tecnológica do estado, reunindo estudantes, professores e pesquisadores para compartilhar experiências e resultados que contribuem para o avanço da ciência produzida no Amapá.

Nos próximos dias 16 e 17 de outubro, 46 trabalhos de iniciação científica de estudantes da Universidade Federal do Amapá (Unifap) serão apresentados no 14º Congresso Amapaense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONAIC 2025). O evento será no campus I da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), em Macapá, das 8h às 18h. Voltado para estudantes de graduação participantes dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, o congresso tem como objetivo divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas na vigência 2024/2025.

Os trabalhos classificados transitam entre as áreas das ciências agrárias, tecnológicas, engenharias, saúde, exata, lçinguística, entre outros. As pesquisas selecionadas serão apresentadas em sessões orais e exposições de banners, organizadas de acordo com as grandes áreas temáticas.

Os melhores trabalhos apresentados pelos discentes irão receber premiação em dinheiro concedida pela Unifap, uma iniciativa exclusiva da instituição aos seus estudantes. O objetivo é reconhecer o mérito e incentivar a excelência acadêmica dos estudantes que se destacam na iniciação científica e tecnológica, reforçando o compromisso da universidade com a valorização da pesquisa e da formação de novos pesquisadores.

Este ano, a organização geral do CONAIC está sob a responsabilidade do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), que coordena as ações administrativas e logísticas. Já a Universidade Federal do Amapá, por meio do Departamento de Pesquisa (DPQ) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESPG), conduz o processo de seleção interna dos trabalhos que representarão a instituição no evento.