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Ensino de História e pedagogias decoloniais são temas de eventos

Programação do V Encontro do Programa de Pós-graduação em Ensino de História e do II Seminário da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia contou com palestras, apresentação cultural e lançamentos de livros.

Ocorreu, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2024, o V Encontro do Programa de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória), juntamente com o II Seminário da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia. A programação dos eventos foi realizada no auditório do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (Dcet), em Macapá (AP). A realização foi uma parceria entre a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

Os eventos trouxeram como proposta a formação continuada para os professores de História da rede básica e também para os alunos de pós-graduação, buscando promover o fortalecimento dos estudos e pesquisas em pedagogias decoloniais e ensino de História na região da Amazônia, com foco no Amapá. 

Para o organizador dos eventos, Prof. Dr. Victor Nery, a programação buscou aproximar o ensino de história das realidades das populações locais dentro do estado.

Prof. Dr. Victor Nery (Foto: Arquivo pessoal).

“Nós trouxemos para nosso evento professores de outras universidades, mas também algumas  lideranças  aqui do Amapá para tratar justamente alguns destes pontos como o líder indigena Viceni Waiãpi, o seu Sabá do curiau e também seu Jesus Trindade que é referência na região do Maracá, porque a gente não aprende só com mestres e doutores da academia, a gente aprende também com essas pessoas que estão em nosso território e sabem a história desse território” afirma Nery.

Para o professor de História e também aluno do Mestrado ProfHistória, Alex Rosário Silva, foi muito gratificante participar do evento, visto que vai acrescentar muito mais na sua carreira como professor modular.

Professor de História e discente do Mestrado ProfHistória, Alex Rosário Silva (Foto: Ana Carolina Brazão – Bolsista Assesp/Unifap)

“Eu sou professor dentro das comunidades indígenas em nível modular, então esse evento nos traz a possibilidade de rever alguns destes conceitos que a gente utilizava na nossa prática docente, abrindo caminhos para que a gente ressignifique isso, visto que é muito importante começar realmente a praticar essa perspectiva de que esses povos se sintam realmente sujeitos e donos de sua própria história”, avaliou Alex Silva.  

O Prof. Dr. Agenor Sarraf, da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi um dos convidados para o evento e lançou o livro “Marajó – O coração da Amazônia: Afroindígenas e Agostinianos em Práticas Interculturais no Regime das Águas”. Segundo o professor, “este evento é muito importante para que os participantes possam aprender muito mais sobre a Amazônia, podendo assim renovar o currículo, trazendo à tona o protagonismo dos municípios, das pessoas e das comunidades”, afirmou.  

Prof. Dr. Agenor Sarraf (Foto: Ana Carolina Brazão – Bolsista Assesp/Unifap)

Confira alguns momentos da programação:

* Texto: Ana Carolina Brazão (Bolsista Assesp/Unifap)

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