Você está visualizando atualmente Em escala que vai até 5, Letras Português/Francês conquista conceito 4 em avaliação do MEC

Em escala que vai até 5, Letras Português/Francês conquista conceito 4 em avaliação do MEC

Avaliação da licenciatura, ofertada no campus Binacional do Oiapoque, ocorreu no período de 21 a 23 de outubro, em formato remoto.

O curso de Licenciatura em Letras Português/Francês, do campus Binacional do Oiapoque, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), recebeu conceito 4, em uma escala que vai de 1 a 5, na avaliação de curso de graduação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). A avaliação faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que busca garantir a qualidade da educação superior ofertada no país.

A avaliação ocorreu remotamente no período de 21 a 23 de outubro. Foram realizadas reuniões com a gestão, coordenação, docentes, membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e acadêmicos. O MEC também realizou visita virtual no campus, para verificar a estrutura oferecida para o funcionamento da graduação.

Projeto de extensão “Sans Frontières: Curso de Francês para a comunidade de Oiapoque”.

Para a coordenadora do curso, Profa. Dra. Lucinéia Alves dos Santos, vários fatores contribuíram para o conceito 4 do MEC. A atualização do Projeto Pedagógico de Curso, o apoio ao aluno por meio do aumento ao acesso a bolsas e auxílios, convênios com escolas municipais e estaduais para estágios e realização de vários projetos de extensão são alguns apontados pela coordenadora da licenciatura para a qualidade da graduação ofertada à sociedade oiapoquense.

“Os estudantes foram fundamentais no bom desempenho do curso, seja no decorrer de suas vidas acadêmicas, mas também em sua participação nas entrevistas com os avaliadores do MEC, que comentaram sobre o ótimo desempenho dos estudantes. O grupo docente também foi relevante, pois, entre 2019 a 2024, houve um aumento no número de doutores no colegiado, de um passou para quatro, por sua vez houve também um aumento significativo no número de mestres. A infraestrutura também foi de extrema importância (…) O laboratório de Letras também tornou-se realidade. Por fim, o trabalho em equipe, tanto dos docentes, gestão, técnicos e estudantes foi fundamental para o conceito 4 do curso”, apontou Santos.

Profa. Dra. Lucinéia Alves dos Santos, coordenadora do curso..

O diretor do campus Binacional do Oiapoque, Prof. Dr. Otávio Landim, ressaltou que o conceito 4 atingido pelo curso reflete o trabalho coletivo realizado nos últimos anos pela equipe de gestão da Universidade, servidores e estudantes visando o fortalecimento da licenciatura e contribuindo com a consolidação do campus universitário.

Avaliação
A avaliação do MEC focou em três dimensões da graduação: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

A primeira dimensão, didático-pedagógica, levou em consideração, dentre outros, as políticas institucionais no âmbito da graduação, objetivos do curso, perfil profissional do egresso, estrutura curricular, conteúdos curriculares, estágio supervisionado e procedimentos de acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem.

Em relação ao corpo docente e tutorial, foram avaliados o Núcleo Docente Estruturante, a atuação da coordenação, corpo docente, experiência no exercício da docência superior, atuação do colegiado de curso, entre outros.

“Por fim, a Infraestrutura, verificada através das análises de:  espaço de trabalho para docentes em tempo integral; espaço de trabalho para o coordenador; sala coletiva de professores; salas de aula; acesso dos alunos a equipamentos de informática; bibliografia básica por Unidade Curricular (UC); laboratórios didáticos de formação específica”, detalhou a Profa. Dra. Lucinéia Santos.

Sobre a graduação
O curso de Licenciatura em Letras Português/Francês tem a duração de quatro anos e a primeira turma da graduação iniciou em 2014. A entrada de novos alunos é por meio de processo seletivo e o curso oferta 35 vagas/ano.

Prof. Dr. Izaías Serafim de Lima Neto, vice-coordenador do curso.

A licenciatura visa formar o licenciado em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Literaturas de acordo com o contexto e necessidades locais e com o objetivo de atuação profissional sob a realidade regional.

O curso preserva a natureza pluridimensional do ensino público superior e possui três áreas de concentração: (1) Estudos Linguísticos em Língua Portuguesa e em Línguas Estrangeiras Modernas, precisamente, o FLE; (2) Estudos Literários em Língua Portuguesa (LP) e em Língua Francesa (FLE); (3) Didática das Línguas e Literaturas.

Saiba mais em https://www2.unifap.br/letras-frances-oiapoque/

_________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da Unifap:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/