Você está visualizando atualmente Consu valida resultado da consulta pública e encaminha lista tríplice ao MEC

Consu valida resultado da consulta pública e encaminha lista tríplice ao MEC

Com a aprovação do conselho, a universidade concluiu internamente uma das fases mais importantes do processo de escolha da nova gestão.

O Conselho Universitário (Consu) ratificou o resultado da consulta pública para a escolha da futura gestão da universidade e aprovou o envio da lista tríplice ao Ministério da Educação (MEC). A decisão ocorreu na terça-feira, 5, e representa a etapa institucional necessária para formalizar o processo sucessório junto ao governo federal.

Após a homologação do resultado pela comissão responsável pelo certame, o Consu analisou os trâmites do processo e deliberou pela ratificação do resultado. Com a aprovação do Conselho, a Universidade concluiu internamente uma das fases mais importantes do processo de escolha da nova gestão. A lista tríplice será agora encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), órgão responsável pelos procedimentos posteriores relacionados à nomeação.

A comissão responsável pela consulta prévia seguiu o rito vigente antes da Lei nº 15.367/2026, que previa o encaminhamento de uma lista ao governo federal, permitindo ao presidente da República escolher uma das três chapas mais votadas. Dessa forma, a lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação (MEC) tem como primeira colocada a Chapa 10, formada pelos professores Sabino, candidato a reitor, e Amanda, candidata a vice-reitora.

Apesar do rito de envio de uma lista tríplice, a nova Lei decretou o fim desse modelo de eleição para a escolha de reitores em universidades e institutos federais aprovada pelo Senado Federal em março deste ano. A nomeação dos candidatos mais votados pela comunidade acadêmica passa a ser obrigatória.

Sabino e Amanda

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o professor Antônio Sabino da Silva Neto concorreu à reitoria da Universidade Federal do Amapá (Unifap) tendo como vice a pesquisadora Amanda Alves Fecury, formando uma chapa com atuação nas áreas de Ciências Sociais, Direito e Saúde Pública.

Também é doutorando em Direito pela UFRJ, Sabino é professor do curso de Direito da Unifap e docente da pós-graduação na área. Já exerceu funções de gestão, como coordenação de curso, direção do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas e participação no Conselho Universitário. Sua trajetória inclui atuação em pesquisa nas áreas de sociologia jurídica, migração e conflitos sociais na Amazônia.

Amanda Alves Fecury é doutora em Doenças Tropicais e atua como professora e pesquisadora na Unifap. Com experiência em gestão acadêmica, foi pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação entre 2018 e 2023. Sua atuação está voltada à saúde pública, com pesquisas sobre doenças infecciosas e impactos socioambientais na região amazônica, além de participação em redes de cooperação científica.

________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da Unifap:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/