Você está visualizando atualmente Agência Experimental de Comunicação, do curso de Jornalismo, apresenta trabalhos em evento científico nacional na Universidade Federal de Tocantins

Agência Experimental de Comunicação, do curso de Jornalismo, apresenta trabalhos em evento científico nacional na Universidade Federal de Tocantins

Os professores Lylian Rodrigues e Alan Milhomem levaram para a Conferência de Comunicação Cidadã trabalhos realizados pela AGCOM junto às comunidades ribeirinhas e na produção jornalística socioambiental.

No dia 09 de outubro, na Universidade Federal de Tocantins, durante a programação da XIX Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã, a AGCOM, Agência Experimental do Curso de Jornalismo, apresentou dois resumos científicos do trabalho extensionista e de ensino, que realizou ao longo dos anos de 2024 e 2025.

Os professores Alan Milhomem e Lylian Rodrigues apresentaram o trabalho intitulado “AGCOM: prática laboratorial e a pauta ambiental no Amapá”. Atualmente, Alan é o coordenador do projeto Portal AGCOM e tem realizado um trabalho que converge ensino, pesquisa e extensão.

O trabalho resumiu a prática jornalística desenvolvida pelos alunos e alunas ao longo dos anos de 2024 e 2025 em torno da prática socioambiental, que resultou em 20 publicações no site da AGCOM.

A professora Lylian Rodrigues, que esteve na coordenação da AGCOM desde 2019 até meados dos anos 2025, apresentou “Oficina de comunicação comunitária na foz do Amazonas: resiliência climática e comunicação”, junto com o graduando de jornalismo Mickael Marques que participou diretamente da viagem em que as oficinas foram executadas, junto com outros discentes do curso Maria Clara Prudêncio e Thales Lima, já formados.

O trabalho foi realizado em conjunto com o projeto Observatório Popular do Mar (OMARA) e Experivivências da Cultura Oceânica no Amazonas (ECOA), coordenados pelas professoras Valdenira Santos e Janaína Calado, pela promoção cidadã das comunidades ribeirinhas através da comunicação. Na ocasião, a equipe viajou para a Comunidade do Bacaba, na Região do Beira Amazonas, e para o Bailique. Foram feitas rodas de conversa sobre a resiliência comunitária em razão das mudanças climáticas, afetando direta e imediatamente as populações da região costeira do Amapá. Após, foram ensinados o uso de programas como o canva e o capcut para produções de vídeos e cards, divulgados nas redes da comunidade e dos projetos.

O trabalho da AGCOM foi amplamente reconhecido e parabenizado pelos demais professores, pesquisadores e estudantes, no evento.

Texto: Lylian Rodrigues | Alan Milhomem | @jornalismoagcom