Os professores Lylian Rodrigues e Alan Milhomem levaram para a Conferência de Comunicação Cidadã trabalhos realizados pela AGCOM junto às comunidades ribeirinhas e na produção jornalística socioambiental.
No dia 09 de outubro, na Universidade Federal de Tocantins, durante a programação da XIX Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã, a AGCOM, Agência Experimental do Curso de Jornalismo, apresentou dois resumos científicos do trabalho extensionista e de ensino, que realizou ao longo dos anos de 2024 e 2025.
Os professores Alan Milhomem e Lylian Rodrigues apresentaram o trabalho intitulado “AGCOM: prática laboratorial e a pauta ambiental no Amapá”. Atualmente, Alan é o coordenador do projeto Portal AGCOM e tem realizado um trabalho que converge ensino, pesquisa e extensão.

O trabalho resumiu a prática jornalística desenvolvida pelos alunos e alunas ao longo dos anos de 2024 e 2025 em torno da prática socioambiental, que resultou em 20 publicações no site da AGCOM.
A professora Lylian Rodrigues, que esteve na coordenação da AGCOM desde 2019 até meados dos anos 2025, apresentou “Oficina de comunicação comunitária na foz do Amazonas: resiliência climática e comunicação”, junto com o graduando de jornalismo Mickael Marques que participou diretamente da viagem em que as oficinas foram executadas, junto com outros discentes do curso Maria Clara Prudêncio e Thales Lima, já formados.


O trabalho foi realizado em conjunto com o projeto Observatório Popular do Mar (OMARA) e Experivivências da Cultura Oceânica no Amazonas (ECOA), coordenados pelas professoras Valdenira Santos e Janaína Calado, pela promoção cidadã das comunidades ribeirinhas através da comunicação. Na ocasião, a equipe viajou para a Comunidade do Bacaba, na Região do Beira Amazonas, e para o Bailique. Foram feitas rodas de conversa sobre a resiliência comunitária em razão das mudanças climáticas, afetando direta e imediatamente as populações da região costeira do Amapá. Após, foram ensinados o uso de programas como o canva e o capcut para produções de vídeos e cards, divulgados nas redes da comunidade e dos projetos.
O trabalho da AGCOM foi amplamente reconhecido e parabenizado pelos demais professores, pesquisadores e estudantes, no evento.

Texto: Lylian Rodrigues | Alan Milhomem | @jornalismoagcom
